Postado em 25/07/2017 - EVENTOS
Governo prepara o maior evento ambiental da história

O Governo de Cidade Ocidental realiza, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto a 1ª Mostra Ambiental e Cultural do Município.   FELIPE CHIAVEGATTO AssCom   Como parte das ações de educação ambiental propostas pelo Governo de Cidade Ocidental, a Secretaria de Meio Ambiente realiza um evento inédito no município, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, com o objetivo de ampliar a discussão e o entendimento sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente.   A 1ª Mostra Ambiental e Cultural de Cidade Ocidental terá como palco a orla superior do Lago Jacob. O evento, inédito na história da cidade, promete reunir num mesmo espaço a discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade, a educação ambiental voltada para crianças e adultos, além de apresentações artísticas e culturais.   De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o evento ajuda a inserir o morador de todas as idades no centro das soluções para a criação de uma sociedade plenamente sustentável, inclusive em relação à sua história e cultura. “É comum perceber o não entendimento de que o meio ambiente não é apenas fauna e flora, e que os seres humanos também fazem parte da natureza que é formada também pela cultura humana”, diz o objetivo da Mostra.   Durante os cinco dias do evento, passarão pelos estandes algumas exposições nunca vistas em Cidade Ocidental, com destaque para o Museu de Taxidermia do Zoológico de Brasília, que, além de expor os mais diversos animais empalhados, oferecerá profissionais para palestras sobre o tema. Outro destaque será a atuação da Ong Eco Cerrado, que guiará pessoas de todas as idades pelas trilhas ecológicas na área de preservação do Lago Jacob, sempre tendo como foco a educação ambiental.   As escolas municipais disputarão um prêmio oferecido pelo Governo de Cidade Ocidental ao melhor projeto ambiental. No último dia da amostra serão agraciadas três escolas, divididas em primeiro, segundo e terceiro lugares, com troféu e equipamentos para melhorar a estrutura dos próprios estabelecimento de ensino, como computadores, projetores e TVs. Os alunos da rede municipal já trabalham há mais de dois meses nos projetos. Eles serão apresentados à população e ao júri, que decidirá a escola vencedora. durante todos os dias da Mostra.   No fim de semana, dias 29 e 30 de julho, haverá apresentação de artistas da cidade. Os shows são para todos os gostos e pretendem atrair um público diversificado. Do sertanejo ao rock, as apresentações ocorrerão durante todo o sábado e domingo, tendo ainda praça de alimentação com Food Trucks e recreação para as crianças, tudo sob a paisagem do cartão postal de Cidade Ocidental.   A 1ª Mostra Ambiental e Cultural de Cidade Ocidental marca o início de uma série de ações na área de educação ambiental, conscientização sobre preservação e cultura de sustentabilidade. O tripé é a base do Governo para as futuras ações na área de meio ambiente, uma de suas prioridades. Confira a programação Sábado – apresentação de bandas, dança e atividade física. Domingo - apresentação de bandas, dança e atividade física. Segunda-feira – Abertura com Momento Cívico *Apresentação com visitação dos projetos escolares com o tema: reciclagem *Teatro para crianças *Museu de Taxidermia (Zoo de Brasília) *Oficina de desenho - Valmir Vagner *Pintura de rosto - Valmir Vagner *Trilhas ecológicas - ONG EcoCerrado *Exposição - OngEcoCerrado *Recreação, brincadeiras e jogos * Apresentações culturais Terça-feira *Apresentação de teatro infantil *Oficina de desenho – Valmir Vagner *Pintura de rosto – Valmir Vagner *Cultivo de hortaliças – Professora Ioni Pereira *Palestra sobre insetos e pragas – Estudantes de Agronomia/UnB *Trilhas ecológicas - ONG EcoCerrado *Exposição EcoCerrado *Recreação, brincadeiras e jogos * Apresentações culturais Quarta-feira *Oficina de vídeos ecológicos – Debora Torres/SECIMA *Palestra sobre criação de vídeos – Debora Torres/SECIMA *Cinema *Trilhas ecológicas - ONG EcoCerrado *Exposição EcoCerrado *Recreação, brincadeiras e jogos * Apresentações culturais *Divulgação e premiação dos Projetos vencedores   ATENÇÃO! Todos os dias haverá troca de materiais recicláveis por mudas nativas do cerrado.   Participe!