Postado em 07/11/2017 - EDUCAÇÃO
Educação como arma contra a criminalidade

Reconhecidas nacionalmente, as ações da Administração Fábio Correa levam auto estima e consciência cidadã aos moradores   FELIPE CHIAVEGATTO AssCom   No seu primeiro ano de atuação à frente do Poder Executivo em Cidade Ocidental, o prefeito Fábio Correa (PSDB) já é destaque nacional pela forma como vem enfrentando a criminalidade no município. No período de janeiro a julho de 2017, a cidade goiana foi a única a baixar consideravelmente o índice de homicídios, tendo registrado apenas uma morte por violência no mês de julho.   A conquista, segundo o prefeito Fábio Correa, é fruto de ações integradas entre três das principais Pastas da Administração Municipal, as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. Através de ações focadas na criação de uma nova consciência do cidadão ocidentalense, o prefeito acredita na queda ainda maior e gradativa da criminalidade. E seus números mostraram isso.   A afirmação do prefeito foi feita em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação, que reconheceu o gestor como um dos destaques no combate à criminalidade em todo o país. Na entrevista, o prefeito elencou como as principais ações em favor da segurança pública a modernização da Guarda Municipal, hoje com 48 homens à disposição da sociedade; o aumento de salas de aula em todo o município, em especial nas áreas mais violentas; a retomada do Gabinete de Gestão Municipal Integrada, que reúne representantes do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e os programas de infraestrutura.   Logo que assumiu a Prefeitura, Fábio Correa perseguiu a melhoria da segurança como sendo uma das principais metas de governo. O início do trabalho se deu com estudos das localidades mais violentas e a melhoria da infraestrutura desses locais, como asfaltamento das principais vias, para facilitar o tráfego de viaturas e a reestruturação da iluminação pública.   CIDADANIA   Uma vez bem iluminadas e asfaltadas as vias, era a hora de focar no ser humano, em especial nos jovens e crianças. Já no início das aulas o Governo de Cidade Ocidental melhorou a estrutura das escolas e ofereceu mais 1.000 novas vagas na rede municipal de ensino. Aliado ao aumento da oferta de educação, o prefeito Fábio Correa criou o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo Peti, para atender ainda mais crianças e pais, evitando a evasão escolar e tirando os pequenos da ociosidade e do possível contato com a criminalidade.   Logo em seguida uma reestruturação histórica da Guarda Municipal foi feita com base na experiência de sucesso em outros municípios. Hoje com 48 homens e mulheres, a GMCO possui três viaturas e faz constantes rondas pelo município tendo o completo apoio da Polícia Militar e Civil.   A implantação do Comando de Operações de Divisas, para evitar o roubo de cargas e o tráfico de drogas, o apoio da Rotam, a criação do banco de horas e a proximidade com o comando da polícia coroaram o ciclo de ações de segurança que, segundo o prefieto, ainda não terminou. “Nosso trabalho vai se concentrar na criação de um novo cidadão e de uma nova consciência nos moradores”, diz o prefeito.