Postado em 09/04/2018 - NOTÍCIAS
9ª edição do JOESCO chega ao fim com aumento do número de participantes

A cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares aconteceu na manhã dessa segunda-feira (09), no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo Lindolfo Lima Neto.

Momento Cívico e encerramento do 9º JOESCO Foram 13 dias de jogos, envolvendo 12 modalidades, 27 escolas da rede pública e particular de ensino, com a realização de 513 jogos e distribuição de 1.600 medalhas. Os números são da 9ª edição dos Jogos Escolares de Cidade Ocidental – Joesco, que de acordo com o coordenador da competição, Said Fallesi, cresceu nesses dois anos da atual gestão, passando de cinco mil participantes do ano passado para 8.378 estudantes competidores em 2018. “Também aumentamos o número de escolas participantes, mais quatro nessa edição e incluímos mais três modalidades”, destacou. Said aproveitou a ocasião para homenagear professores e autoridades como a deputada Lêda Borges (PSDB-GO), o secretário de Educação, Anderson Luciano e o prefeito Fábio Correa pelo incentivo à educação e ao esporte. Veja todas as fotos dos jogos

O pequeno Davi, de 10 anos, foi a criança escolhida para entregar a placa comemorativa do Joesco ao prefeito. O menino é estudante do 5º ano e teve paralisia cerebral, mas mantém as funções cognitivas preservadas. Ao entregar a placa, o menino disse ao prefeito que era estudante da Escola Municipal Silva Neto e do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), no qual tem acompanhamento há quatro anos.

A cerimônia de encerramento contou ainda com a apresentação de estudantes, sendo iniciada com o Momento Cívico, no qual o subcomandante Márcio France apresentou os homens e mulheres da Guarda Civil Municipal, tendo em seguida a execução do Hino Nacional e Hino Municipal, sendo que este último, no trecho do refrão, o som foi abaixado e pode-se ouvir à capela, os versos nas vozes dos presentes: “Nossas ruas acolhem quem chega/Cada um com seu imaginar/É assim nosso espaço-metrópole/Que Cidade Ocidental quer sua história contar...” em um sinal que os estudantes do município estão a cada dia mais  integrados aos símbolos oficiais do município. Frei Carlos, Do Colégio Santo Antônio, fez uma oração para abrir o evento, ressaltando a importância da prática desportiva para o desenvolvimento pleno do ser humano.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Martinho (PR), aproveitou a presença do ex-prefeito Alex Batista para parabeniza-lo, uma vez que os Jogos Escolares surgiram durante seu mandato. A ex-vereadora e ex-vice-prefeita Malvina Silva, também participou da solenidade, assim como demais vereadores da base e secretários municipais que participaram da entrega das homenagens. A deputada Leda Borges destacou a importância de crianças e adolescentes valorizarem o espírito esportivo e competitivo. O prefeito Fábio Correa enalteceu o trabalho da coordenação do evento, parabenizou todos os envolvidos, elogiou o trabalho desempenhado pelo professor César e também citou iniciativas de vereadores em prol do esporte. “Precisamos ter competições nas quadras das escolas, nos bairros. É investindo em educação, esporte e lazer que podemos manter nossos jovens longe das drogas”, concluiu Fábio Correa.

Texto: Graciele Oliveira.