Postado em 17/08/2018 - ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Ciclo de reuniões do Orçamento Participativo 2018 promove interação com comunidade escolar

Por meio do projeto Prefeito e Parlamento Juvenil, estudantes têm a oportunidade de exercer a cidadania e participar da vida política de Cidade Ocidental

Por Graciele Oliveira

“Participação é a palavra de ordem para as mudanças sociais.” A frase do médico Raul Cutait define tanto o Orçamento Participativo (OP) quanto o projeto Prefeito e Parlamento Juvenil desenvolvidos em Cidade Ocidental.  O ciclo de encontros promovidos pelo Governo Municipal teve início em 04 de julho e se encerrou no último dia 13 de agosto, percorrendo Jardim ABC, Jardim Edite, Mesquita, Dom Bosco, Friburgo, Mossoró/Remanso, São Matheus, Nápolis, Araguari 1 e 2, Ocidental Park, Sq19,  Centro da Cidade, além de beneficiar bairros vizinhos aos locais aonde as plenárias foram realizados. E com o objetivo de estimular a participação dos jovens alunos no processo de definição e escolha de prioridades das demandas de nosso município, atuando efetivamente no OP, é que surgiu o projeto Prefeito e Parlamento Juvenil.

“Tivemos a ideia estimular a participação dos jovens no processo decisório político de nossa cidade, através do Orçamento Participativo. Nessa primeira edição do projeto, participaram as escolas Hélio Jones Branquinho, Paulo Freire e Silva Neto. Ano que vem o projeto será implantado nas demais escolas. Com essa iniciativa, há um legado positivo. O cidadão comum não costuma ter um canal direto de comunicação com nossas autoridades. O projeto vem para começar a preencher esse vácuo na representação”, explica o idealizador do projeto e gerente da Coleta Seletiva, Rairon Murada.

Segundo a supervisora pedagógica Márcia Oliveira, a mobilização do projeto foi significativa quanto às demandas da sociedade, em comparação com o OP do ano passado. A coordenadora do Ensino Fundamental, Louise Alves, que executa o projeto juntamente com Márcia, compartilha do mesmo pensamento e ressalta a importância de se dar voz aos jovens. “Poder falar pela sua comunidade foi extremamente relevante, uma vez que os alunos ponderavam suas intenções particulares para refletir sobre as necessidades coletivas”.

Orçamento na Sq 19

Vice-Prefeito da Escola Municipal Edson André - Nael

Prefeito Luan - Escola Hélio Jones

Prefeito da Escola Municipal Hélio Jones - Luan

Vitoria - Prefeita do Silva Neto

Prefeita da Escola Municipal Silva Neto ( EJA) - Vitoria

Como funciona e o que pensa quem participou do projeto

O projeto “Prefeito e Parlamento Juvenil” envolve etapas de mobilização, instrução, reflexão e debates. Resumidamente, são eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores de cada escola (ao todo são seis representantes por unidade de ensino), em seguida, os participantes são inteirados sobre o que é Orçamento Participativo, depois percorrem seus bairros para ouvir as demandas da comunidade e antes de apresentar as reivindicações dos moradores no OP, eles visitam a Câmara de Vereadores e o Gabinete do prefeito para conhecer a rotina de trabalho.

O estudante do 9º Ano Pedro Henrique, de 16 anos, prefeito da Escola Paulo Freire, considerou sua participação no projeto como uma experiência única. “Abri meus olhos para a política. Antes, eu achava que política no Brasil era uma representação do conto de Ali Baba e os 40 ladrões. Mas passei a acreditar que nosso país tem jeito. Posso ser só uma gota nesse mar de corrupção da nossa sociedade, mas posso ser uma gota que pode gerar uma revolução. Vi esperança nos olhos das pessoas que abordei na rua e acredito que o Brasil tem futuro e pode ser um país de primeiro mundo”.

O prefeito Fábio Correa, que é peça fundamental tanto nas plenárias do Orçamento Participativo quanto na execução do projeto junto aos estudantes, considera Prefeito e Parlamento Juvenil uma ideia agregadora. “Sem dúvidas, aproximar os jovens da vida política de nosso município ajuda a romper conceitos ultrapassados e a construir cidadãos mais conscientes para o futuro”, conclui.

Pedro Henrique considera sua participação no projeto, uma experiência única.