Postado em 23/10/2018 - CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA
1ª Conferência Municipal de Segurança Pública inicia atividades pelo Jardim ABC

Comunidade recebeu a Pré-Conferência na Escola Frei Amilton e contou com a participação de moradores, estudantes, autoridades e representantes da Segurança Pública

Foi dado o primeiro passo para a criação do Plano Municipal de Segurança Pública de Cidade Ocidental na noite de segunda-feira, 22 de outubro, com a realização da primeira Pré-Conferência, no Jardim ABC. O prefeito Fábio Correa abriu o encontro, que contou com representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, secretários, vereadores e público em geral. A coordenadora da Conferência, a Policial Civil Fabíola Rodrigues, apresentou aos participantes os eixos de ações a serem trabalhadas pelos grupos.  Ainda serão realizadas mais duas Pré-Conferências, às 18h30, nos dias 08 e 22 de novembro, nas escolas Silva Neto e Nova Friburgo, respectivamente. Já a segunda etapa compreende a realização da Conferência Municipal no dia 30/11, também às 18h30 e no dia 01/12, das 9h às 17h, ambas na Escola Silva Neto, quando serão proclamados os resultados com as escolhas das propostas e eleição dos delegados.

1ª conferência Pública Municipal de Segurança

Eixos de ações

Cada participante da Pré-Conferência recebe um documento orientador para condução dos trabalhos. Os grupos temáticos se dividem nos seguintes temas:

Eixo 1: Criminalidade e Fatores Potencializadores

Fortalecimento dos fatores de proteção e redução dos fatores de risco de grupos populacionais, áreas geográficas e comportamentos mais suscetíveis à violência.

Eixo 2: Urbanização

Promoção da utilização, regulação e manutenção do espaço urbano; Promoção da resolução não violenta de conflitos e da cultura de paz; e aprimoramento da Guarda Civil Municipal.

Eixo3: Gestão

Estabelecimento de estruturas de gestão, financiamento, monitoramento e avaliação da Agenda Municipal de Segurança Pública participativa; Produção e coleta de dados para diagnóstico, monitoramento e avaliação.

Os presentes também receberam informativo desenvolvido pelo Governo Municipal, relatando as principais ações na área de Segurança Pública e tiveram ainda a oportunidade de assistir a um vídeo sobre os investimentos no segmento. O público preencheu uma ficha sobre a violência em seu bairro, dados que serão úteis para o planejamento de ações futuras. “Fiquei muito feliz com a participação dos moradores do Jardim ABC, Mesquita, Edite e área rural. Contamos com a presença de todos nas demais etapas”, conclui Fabíola.

Próximos encontros:

1ª Etapa: Pré-Conferência