Postado em 10/12/2018 - AÇÕES
Governo de Cidade Ocidental lança Programa Refletindo - Campanha Laço Branco
Dando seguimento aos 16 dias de ativismos, a Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental lançou nesta quinta-feira (06), o “Programa Refletindo - Campanha Laço Branco”, um projeto idealizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher -COMDIM e implementado pela Assistência Social e o Judiciário Local.
 A missão é trabalhar o autor de violência doméstica com reuniões de reeducação e reflexão. Além disso, várias mensagens de conscientização foram publicadas na página oficial da prefeitura. 
De acordo com a coordenadora do projeto, a policial Civil Fabíola Rodrigues, é importante realizar um trabalho de reeducação. “Sempre tivemos um olhar voltado para a vítima, mulher. Mas vejo a importância de um trabalho de reeducação e reflexão por parte do homem que é o outro lado da situação. Isso não significa um trabalho contra a mulher e na verdade um trabalho para as mulheres”, disse Fabíola. 
“A violência doméstica é uma questão muito complexa. Tratar o agressor é proteger a vítima, bem como toda a família. A ação de apenas punir o agressor não tem impacto na diminuição da violência”, conclui a coordenadora. 
Durante o 1° semestre de 2019 serão realizados 12 encontros quinzenais. De início serão abertas duas turmas para receber autores que já tem sentença em seu processo ou acordos de suspensão de processo, e ainda aqueles que estão na vigência do cumprimento de medidas protetivas deferidas em seu desfavor
O encontro contará com apoio de profissionais da assistente social, advogados, pedagogos, psicólogos e pessoas com experiência nesse trabalho. Também teremos o apoio do CAPS que irá acompanhar o comportamento dos indivíduos que farão parte do programa.
“Laço Branco”
A campanha do Laço Branco é uma campanha mundial que surgiu em 1989, após a intolerância às mulheres provocar uma tragédia em uma universidade de Montreal, no Canadá. Inconformado com a presença de mulheres cursando engenharia, um homem armado entrou na universidade e atirou em 14 mulheres. O caso chocou o mundo e fortaleceu o debate sobre a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher.
A partir disso, um grupo de homens canadenses se organizou para mostrar que existem homens que repudiam qualquer forma de violência contra as mulheres. O laço branco foi eleito como símbolo para ampliar a discussão e conscientizar o público masculino no combate às situações de violência.