Postado em 03/01/2019 - SAÚDE
Prefeitura divulga balanço das ações do NASF de Cidade Ocidental

A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), divulgou o relatório anual das atividades e acompanhamentos realizados no município durante o ano de 2018.

O NASF é composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada, oferecendo apoio aos profissionais das equipes Saúde da Família e das equipes de Atenção Básica para a população de Cidade Ocidental.

Seguindo a determinação da atual gestão, no fortalecimento dos serviços prestados à rede municipal de saúde, o serviço de atenção básica vem sendo reforçado com o trabalho fundamental da equipe multidisciplinar do NASF.

EQUIPE

A equipe composta por Enfermeira, Fisioterapeuta, Nutricionista, Educador físico, Ginecologista, Psicologista, Fonoaudiólogo e Endocrinologista atendem em todos os bairros da cidade, com acolhimento coletivo e individual, com a função principal de apoiar cada responsável da saúde da família do município.

DADOS

Para a coordenadora do NASF, Marcela Leal, o matriciamento foi uma das principais ferramentas utilizadas nas unidades de saúde, com o objetivo de fortalecer as equipes, em um processo de construção compartilhada. Segundo ela, para alcançar bons resultados foi preciso à ajuda de todos os colaboradores, para assim, juntos trabalharem por uma melhor adesão da equipe nas discussões dos casos, refletindo no melhoramento da assistência aos pacientes.
Marcela também apresentou o relatório anual que consta o quantitativo de consultas realizadas pela equipe do NASF, sendo as domiciliares, individuais, compartilhados e em grupos, confira:

 Visitas Domiciliares/ atendimento domiciliar: 1.738 atendimentos realizados
 Consultas/ triagem de enfermagem: 1941 atendimentos realizados
 Consultas com Nutricionistas: 1.042 atendimentos realizados
 Consultas com Fisioterapeutas: 1.110 atendimentos realizados
 Consultas com Fonoaudiólogo: 124 atendimentos realizados
 Consultas com Psicologista: 548 atendimentos realizados
 Reabilitação realizada pelo Fisioterapeuta no CEPRE: 840 atendimentos realizados
 Consultas com Ginecologistas: 1.180 atendimentos realizados
 Consultas com Endocrinologista: 838 atendimentos realizados
 Pacientes atendidos pelo Educador Físico: 45.156 atendimentos realizados

A coordenadora enfatiza que o ano de 2018 foi de muitos desafios. “Tivemos um ano corrido, porém significativo. Conseguimos acolher, tratar e reabilitar nossos pacientes. Isso faz a diferença e nos faz crer que podemos melhorar ainda mais”, comemorou.

SERVIÇOS

Para esclarecimentos sobre Núcleo de Apoio à Saúde da Família dirigir-se a secretaria de saúde ou entrar em contato pelos seguintes contatos (61) 3625-2544 ou 3605-3160