Postado em 14/01/2019 - EVENTOS
XVII Festa do Marmelo faz história em Cidade Ocidental

Cidade Ocidental sediou, pela 17ª vez, a maior Festa do Marmelo do Estado de Goiás. Foram três dias de comemoração e devoção, unindo como nunca antes na história, as zonas rural e urbana do município.

Os principais eventos dos três dias de festa englobam momentos de intensa comemoração, respeito à cultura do marmelo, esporte e muita religiosidade. O Governo de Cidade Ocidental planejou cada uma das etapas da data com todas as atividades possíveis para esta comemoração.

Pela primeira vez, a gestão do Governo Municipal conseguiu concentrar todas as regiões da zona rural em torno das comemorações, já tradicionais. A iniciar pela missa na Igreja do Rosário, na sexta-feira, dia 11. Na manhã do dia 12, o dia inicia com a cavalgada, que parte da Igreja do Rosário, em Luziânia, para lembrar as origens e os pioneiros de Cidade Ocidental, os 350 cavaleiros fizeram o percurso dos pioneiros da zona rural, partindo de Luziânia, atravessando a BR 040, até chegar à Orla do Lago Jacob.

Na noite do dia 12, dois grandes shows movimentaram o Povoado Mesquita. A banda Só Pra Xamegar e a dupla sertaneja Jhonny e Rahony se apresentaram em frente à Igreja Nossa Senhora d'Abadia. O espetáculo também foi oferecido pelo Governo de Cidade Ocidental de maneira gratuita à população e recebeu mais de 5 mil pessoas.

No dia seguinte, domingo, foi realizada a XII Corrida do Marmelo onde atletas de toda a região participaram das maratonas de onze e seis quilômetros. O maior percurso partiu da Igreja Nossa Senhora d'Abadia, no Mesquita, o menor teve a largada na altura do bairro Dom Bosco. O destino foi, mais uma vez, a Orla do Lago Jacob, onde os vencedores receberam a premiação. A Festa do Marmelo foi finalizada com uma missa, no Povoado Mesquita, e um leião.

Após os três dias de evento, o prefeito Fábio Correa fez um balanço positivo da comemoração. Para ele, a Festa do Marmelo já não é mais só uma festa religiosa e se tornou um evento popular para toda a região. “Somos hoje o município que realiza a maior festa desse tipo no estado e, ano após ano, vamos melhorar cada vez mais para mostrar nossa cultura para todo o país”, disse.