Postado em 29/01/2019 - NOTÍCIAS
Mais merenda e mais economia

Cidade Ocidental aumenta a oferta de refeições aos alunos da rede pública sem mexer no orçamento

FELIPE CHIAVEGATTO

Os alunos da rede pública de ensino em Cidade Ocidental tem recebido uma atenção especial do Governo Municipal em relação à alimentação. A merenda escolar da cidade é uma preocupação constante da Secretaria de Educação, que oferece um cardápio balanceado, baseado nas necessidades nutricionais de crianças e adolescentes.

Mas nada disso seria possível sem um planejamento constante da Administração, uma vez que a verba cedida pelo Governo Federal entre os anos de 2017 e 2018 não acompanhou a realidade do município. Apesar do aumento do número de escolas e alunos, a quantia repassada pelo Ministério da Educação se manteve a mesma, R$ 0,36. A qualidade da merenda, neste cenário, foi mantida graças à contrapartida do governo local, que uniu estratégia e iniciativas inéditas para garantir uma boa refeição aos alunos.

A primeira providência foi a valorização dos produtores rurais locais. Privilegiando a agricultura familiar, o Governo Municipal deu preferência aos pequenos produtores no fornecimento de legumes, hortaliças e peixe, em especial a tilápia. Com esta ação, a qualidade da merenda foi melhorada com alimentos mais frescos e selecionados, ao mesmo passo, a produção municipal aumentou e o produtor ganhou mais. O mesmo dinheiro que sai do governo para pagar os alimentos fica na cidade e fortalece a economia.

O segundo passo foi formular um cardápio especial para os alunos, baseado nos alimentos produzidos na cidade. Até a sobremesa tem a cara da Cidade Ocidental: marmelada e goiabada, produzidos no município e com valor nutricional bem maior que os alimentos industrializados. As nutricionistas responsáveis pelo cardápio explicam que existe uma padronização em todas as escolas de forma a manter a qualidade dos alimentos oferecidos.

Em matéria de qualidade, Cidade Ocidental já é conhecida nacionalmente por sua merenda escolar. Em outubro de 2017, a merendeira local, Nuap dos Santos, foi reconhecida como uma das finalistas do concurso A Melhor Merendeira do Brasil, organizado pelo Fundo Nacional da Educação. Entre mais de 2 mil participantes, Nuap ficou entre as três primeiras colocadas.

CONTRAPARTIDA

Entre 2017 e 2018, mais de 970 novos alunos ingressaram na rede pública. Apesar disso, o valor repassado pelo MEC se manteve o mesmo. Com criatividade e planejamento, a Prefeitura manteve a qualidade dos alimentos, aumentou a quantidade e ainda atendeu quase mil alunos a mais. O segredo, segundo o prefeito Fábio Correa, é planejamento. “Com planejamento, pode ser que dê errado. Sem planejamento, é certo que vai dar errado”, compara.

Fábio tem gerido a Prefeitura com obsessão por economia de dinheiro público. Por outro lado, exige qualidade dos fornecedores, especialmente em relação à merenda dos alunos. Graças ao planejamento, o Governo pode aumentar a quantidade de alimentos com uma diferença de apenas R$ 3 mil reais na contrapartida, entre um ano e outro. O sucesso, Fábio divide com o Secretário de Educação, Anderson Luciano, com as gestoras da merenda escolar e com os demais servidores. “Somo todos um time”, diz o prefeito.