Postado em 21/02/2019 - EVENTOS
Blocos vão animar o carnaval em Cidade Ocidental

Do tradicional ao original, os grupos de foliões vão animar a cidade durante os quatro dias de festa

Aos poucos, Cidade Ocidental recupera o título de município mais divertido do Entorno. O Carnaval 2019 é um esforço conjunto da Administração e dos foliões tradicionais para oferecer um momento de descontração e festa, sem esquecer da segurança e da sustentabilidade.

Com o tema “Carnaval Cidadão, sem violência nem lixo no chão”, a população dará início às comemorações já no dia 24 de fevereiro, quando será realizado o Grito de Carnaval, na Feira Coberta do centro da cidade. Neste dia serão coroados o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, além do embaixador e da embaixatriz da folia.

Apesar da estrutura montada na Feira Coberta, com segurança e vigilância constante, os organizadores apostam que o ponto alto da festa será o desfile dos blocos de carnaval. Este ano o número de blocos aumentou, assim como a representatividade dos diversos segmentos da sociedade durante os quatro dias de folia.

Um dos mais tradicionais blocos locais, o Vai Quem Quer, deve iniciar as comemorações no primeiro dia de carnaval. Animado e irreverente, o bloco mistura as músicas tradicionais com composições próprias, que geralmente satirizam situações do cotidiano e a política atual.

Para manter a memória dos pioneiros da folia em Cidade Ocidental, o segundo dia de carnaval deve ser animado pelo Bloco das Piranhas. Surgido desde o início do município, há mais de 30 anos, o grupo ainda é organizado pelos seus integrantes originais.

As novidades deste ano são a diversidade e animação do bloco LGBT, organizado por Baby Brasil, e o Afoxé Ogum Dayó, que resgata a cultura africana através do ritmo imortalizado pelos Filhos de Ghandi, na Bahia. Este último também se destaca por ter os instrumentos e fantasias confeccionados pelos próprios integrantes, sob a batuta do incentivador cultural, Erik Braga.

Os pequenos também não foram esquecidos. A Secretaria de Educação vai colocar o seu bloquinho na rua, o Bloquinho da Educação. Formado por crianças da rede pública de ensino, o grupo vai realizar concursos de fantasias nas escolas e apresentar os grandes vencedores na avenida, prometendo muita animação.

Mesmo oferecendo momentos de alegria e diversão, o Governo não quer esquecer a segurança dos foliões. Segundo o prefeito Fábio Correa, o objetivo é oferecer um ambiente tranquilo para pessoas de todas as idades e, especialmente, as famílias. “Carnaval é uma festa global e todos tem o direito de participar com segurança e tranquilidade”, afirmou o prefeito.