Postado em 08/03/2019 - MEIO AMBIENTE
A intensificação da Fiscalização Ambiental em Cidade Ocidental

A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, intensificou o combate de irregularidades e ações danosas ao meio ambiente.

Com o objetivo de prevenir, combater e fiscalizar as práticas que causam degradação ambiental nas suas diversas formas de poluição, a fiscalização ambiental vem buscando cada vez mais induzir a mudança do comportamento da população por meio da proibição.

Desta forma, a fiscalização é necessária para reprimir e prevenir as ocorrências de maus tratos ao meio ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jackson Bandeira, é necessário fortalecer a fiscalização em todas as áreas. “Além de trabalhar com o mapeamento por infrações acometidas, estamos ampliando o combate nas ações do município. Com a realização desse trabalho mais efetivo e uma rotina mais intensa de fiscalização, quem ganha é o meio ambiente e toda população, pois diminuiremos as perdas ambientais”, afirma o secretário.

Vale ressaltar, que a operação de fiscalização ambiental compreende um conjunto de ações fiscalizatórias e técnicas a serem executadas de forma organizada, de acordo com as estratégias pré estabelecidas, em local e períodos definidos.

A não prática causa aplicação de multas, apreensões, embargos e interdições, visando desencorajar não somente o individuo punido de cometer futuras infrações, mas também, outras pessoas que possam cometer crimes ambientais.

Confira os serviços oferecidos pela Secretaria de Meio Ambiente

Controle da poluição sonora e visual

Atendimento às denuncias sobre crimes ambientais

Fiscalização de empreendimento potencialmente poluidora, visando adequadação ambiental

Plantão diurno (final de semana e feriado)

Plantão Blitz Noturna

Atendimento e esclarecimento ao público

Licenciamento de atividades potencialmente poluidoras

Análise de processos

Notificação e autos de infração, embargo, interdição e apreensão

Atendimento ao Ministério Público

Solicitação de poda e corte de árvores

Saiba Mais

Nos plantões diurnos e noturnos a fiscalização ambiental promove a prevenção através do monitoramento no centro e nos bairros do município. Além das áreas já determinadas para o monitoramento constante. Já nos plantões noturnos são adotados como base de apoio os fiscais ambientais ao prédio da SMMADETT-CO, através do telefone (61) 3625-3209 ou (61) 9 9802-5507.

Os mesmos serão utilizados para denúncias emergenciais, após fazer a ronda de fiscalização para promover a prevenção nos crimes ambientais no centro, bairros e áreas passiveis de monitoramento e fiscalização no município.