Postado em 13/03/2019 - MEIO AMBIENTE
Coleta Seletiva de Cidade Ocidental passa por mudanças

O meio ambiente é prioridade na atual gestão.  Desta forma, a Coleta Seletiva que é um dos principais pontos para uma cidade sustentável e organizada, passa por uma reformulação para melhor atender a população do município.

Em ação movida em 2014, pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), o Órgão alega que em virtude da existência de irregularidades, altos índices de danos e a falta de prestação de contas apresentadas pela cooperativa Cooperança, resultou no cancelamento direto do convênio com a cooperativa.

Vale ressaltar, que a Cooperança foi alvo de investigação pelo Ministério Público e o principal motivo foi desvio de dinheiro e ações fraudulentas dos seus antigos gestores. O galpão onde funcionava a coleta foi interditado pela Defesa Civil por apresentar riscos aos trabalhadores e alto índice de insalubridade.

Com o objetivo de beneficiar o município, a prefeitura Municipal de Cidade Ocidental está realizando um novo chamamento público para habilitar uma nova cooperativa.

Segundo o novo gerente responsável por organizar os processos e a gestão dessa nova cooperativa, Vinícius Araujo, o processo de licitação já está em andamento. “Estamos em um processo de reestruturação. Vamos regularizar toda cooperativa com o apoio do judiciário para dar continuidade nas atividades.”, Afirma.

“Em apenas 30 dias já conseguimos realizar muitas ações, inclusive a limpeza total do galpão. Com empenho e muita dedicação concluiremos todas as fases o quanto antes.”, conclui Vinícius.

Josiel Barbosa, técnico e idealizador do projeto, reforçou a importância da Coleta Seletiva e como essa prática ajuda a desenvolver a cidade. “Queremos fazer uma mudança de atitude em Cidade Ocidental. Consumir menos, reciclar e reutilizar é a chave para uma cidade sustentável. E, a Prefeitura quer ser a alavanca desse processo”, comentou.

Saiba Mais

A nova gerência não está medindo esforços para buscar melhorias para o município. Um novo caminhão plotado foi doado pela Quebec para a realização de todas as ações da nova cooperativa.

Vale ressaltar, que durante o mês de março será realizado cursos de capacitação para os novos cooperados.