Postado em 13/03/2019 - SAÚDE
“DEMOCRACIA E SAÚDE” É O TEMA DA V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Governo de Cidade Ocidental, através da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (13), no salão da Secretaria de Educação, a 5º Conferencia Municipal de Saúde.

A proposta é discutir com a sociedade uma participação mais efetiva da mesma junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a empoderar o usuário como parte importante na tomada de decisões quando o assunto é políticas públicas para saúde.

O prefeito Fábio Correa participou da solenidade de abertura e destacou a importância do evento para o município, sobretudo por ser um espaço aberto a toda população. “A conferência é um ato importante. É quando a sociedade aponta os problemas e sugerem as soluções e novos projetos para qualificar cada vez mais o atendimento, por isso precisamos desse momento de interação”, destacou Fábio.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Douglas Martinho, é de suma importância a participação e o envolvimento de todos nessas discussões. “É importante que a comunidade se envolva, porque mais do que em outro momento precisamos garantir a todos o acesso aos serviços de saúde. Estamos aqui para trabalhar cada vez mais para o nosso município”, conclui.

A conferência que trouxe o tema: Democracia e Saúde , promoveu eixos temáticos de discussão em torno da Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS e o Financiamento Adequado e suficiente do SUS.

De acordo com o médico Alcibíades Castillo, a conferência está na formação dos grupos de saúde. “Somos munidos do conhecimento do direito à saúde. Estamos trabalhando para ter recursos e agilizar cada vez mais os meios de saúde. Ela  deve ser prioridade em qualquer ocasião e os recursos devem ser aplicados de acordo com as demandas da sociedade”, afirma Alcibíades.

“É necessário o trabalho de todos, por que a lei é para todos e o cuidado a saúde é um direito”, finaliza o médico.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Anderson Alexandre, é gratificante presidir uma conferência de saúde. “Os conselhos são defesas. Temos que apresentar todas as demandas e assim encontrar soluções para que tenhamos cada vez mais um SUS solidário, que tenham em seus braços ramificações em todos os laços da sociedade.”, disse Anderson.

A conferência teve representantes da gestão, dos trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e usuários dos SUS.

Saiba mais

Os Conselhos de Saúde são órgãos deliberativos que atuam como espaços participativos estratégicos na reivindicação, formulação, controle e avaliação da execução das políticas públicas de saúde.

Já as Conferências de Saúde consistem em fóruns públicos que acontecem de quatro em quatro anos, por meio de discussões realizadas em etapas locais, estaduais e nacional, com a participação de segmentos sociais representativos do SUS (prestadores, gestores, trabalhadores e usuários), para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

Telefone: (61) 3625-2544 / 39032018

Endereço: Sq 13 QD 02 Casa 39