Postado em 18/03/2019 - EVENTOS
JOESCO | Prefeitura abre oficialmente os Jogos Escolares

Os Jogos escolares de Cidade Ocidental vai reunir mais de 1.400 atletas de  28 instituições de ensino divididas em nove modalidades

Em clima de muita alegria e diversão, a Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira, no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo Lindolfo Lima Neto a abertura da 10° edição dos Jogos Escolares de Cidade Ocidental (JOESCO) e a 1º edição dos Jogos Paraescolares (PARAJOESCO).

Os Jogos Escolares são oportunidades de interação entre os estudantes da rede de ensino, contribuindo para o incentivo à prática desportiva, agregando valores à formação de cada participante.

Os atletas-estudantes de 12 a 17 anos, que se destacam nos Jogos Escolares, têm a oportunidade de, posteriormente, participarem das etapas estaduais e nacionais da competição.

De acordo com o coordenador da competição, Said Fallesi, o objetivo principal é incentivar a educação física nas escolas. “É uma competição saudável, que promove a integração entre os estudantes e estimula o espírito de equipe. Através do trabalho desenvolvido pelos professores, descobrimos novos talentos e ensinamos aos alunos que o esporte vale à pena”, diz Said.

Pela primeira vez, a competição vai ser ampliada para os atletas com necessidades especiais. O ParaJoesco vai contemplar atletas com deficiência física ou sensorial, fomentando assim a prática de esportes de maneira global, entre todos os estudantes, independente das sua particularidades.

Para o prefeito Fábio Correa, os jogos municipais servem para fortalecer a prática esportiva nas escolas. “Este é um momento muito importante para os estudantes do nosso município. Os jogos promovem ações pedagógicas de integração e socialização, além do desenvolvimento de potencialidades”, afirma Fábio.

Joesco

Os jogos escolares municipais tiveram início em 2009 e tinha como competidores, crianças de 05 a 17 anos.

Os jogos sempre foram promovidos pela Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental e já contou com influentes nomes do esporte mundial como padrinhos do evento, entre eles, o atleta Vanderlei Cordeiro, Willian do Vôlei, Túlio Maravilha, entre outros.

Vale ressaltar, que o Joesco foi criado no modelo olímpico (ouro, prata e bronze) e a escola com maior número de medalhas de ouro eram consagrados como a campeã dos jogos.

De acordo com o professor Carlos, um dos idealizadores do Joesco, o objetivo dos jogos escolares é estimular a juventude estudantil a praticar esportes. “O esporte contribui na disciplina, respeito às normas e regras, convivência em grupos e transforma vidas. Por isso, acreditar no esporte é incentivar conquistas”, enfatiza o professor.

“No inicio dos jogos escolares a adesão das escolas foi tímida, mas com o tempo o evento se tornou referência no município. Com a ajuda de idealizadores conseguimos incentivar e garantir um futuro de conquistas para os atletas da cidade. Independente de serem campeões, os jogos proporciona experiências e aprendizado para todos”, afirma João Araujo.

Saiba Mais

Mais de 1.400 alunos da rede municipal, estadual e privada, irão participar dos dez dias de competições que envolvem 28 escolas do município, mais o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes.

Ao todo, nove modalidades serão disputadas, entre elas: Futsal, Vôlei, Vôlei de Areia, Basquete, Handebol, Natação, Xadrez, Tênis de Mesa e Atletismo.

A competição acontece entre os dias 18 e 29 de março.

Acompanhe a programação dos jogos pela nossa página oficial. Clique aqui