Os Jogos escolares de Cidade Ocidental vai reunir mais de 1.400 atletas de 28 instituições de ensino divididas em nove modalidades
Em clima de muita alegria e diversão, a Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira, no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo Lindolfo Lima Neto a abertura da 10° edição dos Jogos Escolares de Cidade Ocidental (JOESCO) e a 1º edição dos Jogos Paraescolares (PARAJOESCO).
Os Jogos Escolares são oportunidades de interação entre os estudantes da rede de ensino, contribuindo para o incentivo à prática desportiva, agregando valores à formação de cada participante.
Os atletas-estudantes de 12 a 17 anos, que se destacam nos Jogos Escolares, têm a oportunidade de, posteriormente, participarem das etapas estaduais e nacionais da competição.
De acordo com o coordenador da competição, Said Fallesi, o objetivo principal é incentivar a educação física nas escolas. “É uma competição saudável, que promove a integração entre os estudantes e estimula o espírito de equipe. Através do trabalho desenvolvido pelos professores, descobrimos novos talentos e ensinamos aos alunos que o esporte vale à pena”, diz Said.
Pela primeira vez, a competição vai ser ampliada para os atletas com necessidades especiais. O ParaJoesco vai contemplar atletas com deficiência física ou sensorial, fomentando assim a prática de esportes de maneira global, entre todos os estudantes, independente das sua particularidades.
Para o prefeito Fábio Correa, os jogos municipais servem para fortalecer a prática esportiva nas escolas. “Este é um momento muito importante para os estudantes do nosso município. Os jogos promovem ações pedagógicas de integração e socialização, além do desenvolvimento de potencialidades”, afirma Fábio.
Joesco
Os jogos escolares municipais tiveram início em 2009 e tinha como competidores, crianças de 05 a 17 anos.
Os jogos sempre foram promovidos pela Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental e já contou com influentes nomes do esporte mundial como padrinhos do evento, entre eles, o atleta Vanderlei Cordeiro, Willian do Vôlei, Túlio Maravilha, entre outros.
Vale ressaltar, que o Joesco foi criado no modelo olímpico (ouro, prata e bronze) e a escola com maior número de medalhas de ouro eram consagrados como a campeã dos jogos.
De acordo com o professor Carlos, um dos idealizadores do Joesco, o objetivo dos jogos escolares é estimular a juventude estudantil a praticar esportes. “O esporte contribui na disciplina, respeito às normas e regras, convivência em grupos e transforma vidas. Por isso, acreditar no esporte é incentivar conquistas”, enfatiza o professor.
“No inicio dos jogos escolares a adesão das escolas foi tímida, mas com o tempo o evento se tornou referência no município. Com a ajuda de idealizadores conseguimos incentivar e garantir um futuro de conquistas para os atletas da cidade. Independente de serem campeões, os jogos proporciona experiências e aprendizado para todos”, afirma João Araujo.
Saiba Mais
Mais de 1.400 alunos da rede municipal, estadual e privada, irão participar dos dez dias de competições que envolvem 28 escolas do município, mais o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes.
Ao todo, nove modalidades serão disputadas, entre elas: Futsal, Vôlei, Vôlei de Areia, Basquete, Handebol, Natação, Xadrez, Tênis de Mesa e Atletismo.
A competição acontece entre os dias 18 e 29 de março.
Acompanhe a programação dos jogos pela nossa página oficial. Clique aqui
- Todas categorias
- AÇÕES
- Administração
- Agricultura
- Agricultura e Pecuária
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Carta de serviços
- COMUNICADO
- CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA
- Conselhos
- CONSELHOS MUNICIPAIS
- CORONAVÍRUS
- CULTURA
- EDUCAÇÃO
- Esporte
- EVENTOS
- FUTURO
- Industria e Comércio
- INFRAESTRUTURA
- MEIO AMBIENTE
- NOTÍCIAS
- OBRAS - CONCLUÍDAS
- OBRAS - EM ANDAMENTO
- OBRAS - PREVISTAS
- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
- SAÚDE
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer
- Segurança Pública
- TRANSPARÊNCIA
- TURISMO