Postado em 20/03/2019 - SAÚDE
Conheça o Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Cidade Ocidental

A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental conta com um time multiprofissional para auxiliar as equipes da atenção básica. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) atua no município, integrando crianças, jovens, adultos e idosos em atividades diferenciadas que visam à melhoria da qualidade de vida da população.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde nas redes de serviços.

A equipe do NASF em Cidade Ocidental é composta por educadores físicos, terapeutas, nutricionistas, psicólogas, endocrinologistas, ginecologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e enfermeiras, que atendem em todos os bairros do município.  Com acolhimento coletivo e individual, a função principal é apoiar cada responsável da saúde da família do município.

Para que o trabalho atinja os resultados esperados, o diálogo entre os agentes de saúde e os cidadãos é fundamental. Durante as visitas domiciliares a população pode indicar os tipos de encontros que gostariam de participar, como reuniões de grupos, palestras, oficinas momentos com atividades físicas, entre outros.

É com base nestes apontamentos que a equipe do NASF, em conjunto com os demais profissionais das unidades de saúde, desenvolve ações tanto no perímetro urbano quanto na área rural do município.

Apesar do pouco tempo desde sua implantação no município, a equipe do NASF vem mostrando trabalho. Somente no ano de 2018, a equipe atuou em diferentes espaços, promovendo mais de 1.738 atendimentos domiciliares; 45.156 pacientes atendidos pelos educadores físicos; e cerca de 1.941 consultas e triagens realizadas.

De acordo com a coordenadora do NASF, Marcela Leal, todo o trabalho desenvolvido é pensando na coletividade. “O objetivo é criar ouros grupos além daqueles que já funciona no município como o grupo de reabilitação do assoalho pélvico, grupo de atividades físicas para gestantes, hidroginásticas para idosos, além de palestras educativas”, explica. Ela destacou também os resultados alcançados no ano anterior.  “Tivemos um ano corrido, porém significativo. Conseguimos acolher, tratar e reabilitar nossos pacientes. Isso faz a diferença e nos faz crer que podemos melhorar ainda mais”, comemorou Marcela.

O prefeito, Fábio Correa ressalta que é interessante, a população trazer mais sugestões para os profissionais. “É importante que a população traga sugestões para os profissionais, para que juntos possamos desenvolver atividades com aquilo que a comunidade necessita. O NASF tem papel fundamental na área de saúde, pois através dele é possível realizar mais ações e atendimentos de forma coletiva”, enfatizou o prefeito.

Serviços

Os serviços oferecidos pelo NASF na cidade são os seguintes: consultas ambulatoriais, visitas e atendimentos domiciliares, reuniões entre a equipe NASF para planejamento, reuniões com outras equipes de saúde, atendimento compartilhado, grupos de emagrecimento, grupos destinados à pacientes vítimas de AVE, Grupo de reabilitação do assoalho pélvico, grupo de burtise, grupo de atividades físicas para gestantes, hidroginásticas para idosos hipertensões e diabéticos, para pacientes obesos e para gestantes, além de palestras educativas, e atividades físicas em todas as unidades de saúde do município.

Para esclarecimentos sobre Núcleo de Apoio à Saúde da Família dirigir-se a secretaria de saúde ou entrar em contato pelos seguintes contatos (61) 3625-2544 ou 3605-3160.