Postado em 26/03/2019 - EDUCAÇÃO
Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado se torna referência na inclusão social

 

Sempre atento aos desafios da educação inclusiva, o Governo Municipal de Cidade Ocidental, por meio da Secretaria Municipal de Educação ampliou o número de vagas do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE).

 

O Centro oferece apoio  pedagógico e técnico especializado aos alunos com deficiência e ou necessidades educacionais especiais de forma complementar/suplementar, ou seja, sem substituir o ensino regular. 

 

Além disso, o CMAEE tem a função de organizar e disponibilizar recursos e serviços pedagógicos e técnicos especializados e de acessibilidade para atendimento às necessidades educacionais especiais do aluno, realizar a interface com as escolas de ensino regular, promovendo apoio necessário e orientar a família desse aluno.

 

A diretora do CMAEE, Lidia Sena, avaliou como o centro contribui para valorização de toda sociedade. “Trabalhamos com as adaptações e valorização. Buscamos oferecer respostas educativas às necessidades educacionais e especiais dos alunos com uma estratégia de planejamento. O centro fundamenta a missão de educar sobre um conjunto de valores que assume e orienta todos que compõe sua comunidade”, diz a diretora.

 

O Centro Municipal atua com atendimento especializado na educação infantil, ensino fundamental I do 1° ao 5° ano, no ensino fundamental II do 6° ao 9° ano e educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turno matutino e vespertino.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Anderson Luciano, o objetivo principal do CMAEE é a valorização do aluno e da família. “Sempre estamos conscientizando sobre a importância da educação. Trabalhamos com os familiares buscando a valorização da escola. Incentivar os alunos nos atendimentos é o nosso objetivo. Sempre estamos melhorando a autoestima e o desenvolvimento dos nossos alunos”, conclui Anderson.

 

Conheça o CMAEE

 

Criado em 2016, o CMAEE é uma escola que faz parte da rede municipal de Educação específica para auxiliar os alunos com necessidades especiais. O Centro conta com uma equipe diversificada de profissionais, com psicopedagogo, profissional de serviço social, especialistas em deficiência auditiva, especialista em atendimento educacional especializado, Educador físico adaptado, especialista em pintura entre outros, que atuam no auxílio direto aos estudantes e realizando intervenções.

 

Atualmente o número de alunos nos atendimentos da equipe multiprofissional está em torno de 472 alunos, com agendamento de 50 minutos por especialista. Vale ressaltar, que dentre as diversas deficiências e necessidades especiais acompanhadas pelo centro as que mais se destacam são: Paralisia Cerebral, Deficiência Física, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual ou Baixa Visão, Transtorno Espectro Autista (TEA).

 

O prefeito Fábio Correa, destacou a importância do Centro para o desenvolvimento dos estudantes na cidade. “Mostrar o compromisso com a educação é a nossa prioridade. Trata-se de um centro muito importante, temos uma equipe qualificada e que faz diferença para a população. Portanto, acima de tudo, buscamos trabalhar com a valorização do Ensino Público inclusivo.