Postado em 17/05/2019 - AÇÕES
Prefeitura promove caminhada de conscientização

Na manhã desta sexta-feira (17), mais de 600 pessoas foram às ruas e participaram da Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com faixas e cartazes, membros do conselho tutelar, funcionários municipais, autoridades, alunos e professores apoiaram o ato promovido pela Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

A caminhada faz parte das ações de mobilização Nacional pelo Dia de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. “É necessário que a gente una nossas forças e que possamos juntos mobilizar a sociedade e a comunidade para alertar sobre os meios possíveis de denúncias, para que as nossas crianças possam ter os seus direitos garantidos”, enfatizou a secretária de Assistência Social, Rosaléa Rodrigues.

Para a coordenadora do Creas, Karla Oliveira, a caminhada foi uma ação de grande importância para o município, que precisa cada vez mais ter interesse pela causa. "O Creas sempre irá apoiar todo tipo de manifesto organizado em favor das crianças e dos adolescentes. Portanto, juntos, vamos dizer 'Não' a esse problema da violência sexual e exploração contra nossas crianças e adolescentes", frisou a coordenadora.

Para o prefeito Fábio Correa, a mobilização é muito importante para chamar a atenção de toda a comunidade. “A exploração sexual pode estar em qualquer lugar, então, precisamos nos conscientizar que essa é uma responsabilidade que não cabe só ao poder público. Temos que ter a consciência que essa responsabilidade envolve todos nós, família e comunidade num todo. É importante que os pais fiquem atentos e acompanhem suas crianças, adolescentes, para que possam crescer saudáveis”, destacou o prefeito.

A caminhada iniciou na SQ 17 e percorreu as principais ruas da cidade com destino à Praça de Santo Antonio. O evento também serviu para mostrar como as vítimas ou as famílias das vítimas devem fazer para conseguir apoio e atendimentos dos diversos órgãos.

18 de MAIO

Instituído pela lei federal 9.970/00, esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O intuito de destacar a data, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa das crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Disque Denúncia

O Disque 100 é uma importante ferramenta para que a sociedade denuncie os casos de violência contra crianças e adolescentes e funciona diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados.