Postado em 02/07/2019 - ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Parlamento juvenil exercita a Cidadania

Alunos da rede pública municipal de ensino viverão, mais uma vez, a experiência de participar das decisões políticas do município. Pela segunda vez, o Governo de Cidade Ocidental, através da Secretaria de Educação, incentiva a formação do Parlamento Juvenil. A atividade visa a promover a cidadania entre os alunos entre 6 a 9 anos.

Sob a coordenação do cientista político Rairon Murada e das professoras Louise Alves e Luciana Bezerra, os alunos elegem alunos para os cargos simbólicos de prefeito, vice prefeito e vereadores juvenis. A escolha é feita nas escolas municipais e cada bairro elege o seu parlamento.

Uma vez ocupando esses cargos, os alunos tem o direito de participar de reuniões com o prefeito municipal e os vereadores, para conhecer melhor a rotina administrativa e legislativa da cidade. O Jardim ABC elege pela primeira vez o seu parlamento juvenil.

Outra atividade inerente aos cargos simbólicos é a conversa com a comunidade sobre os principais anseios e idéias em torno do orçamento municipal. Assim, o trabalho dos jovens acaba sendo um preparatório para o Orçamento Participativo, cujas reuniões começam ainda este mês de julho.

É a segunda vez que o Parlamento Juvenil age como um braço do orçamento participativo. No ano passado os alunos estiveram nas ruas colhendo opiniões dos moradores e participaram das reuniões. Neste dia 2 de julho, os adolescentes se reuniram com o prefeito Fábio Correa para fazer um balanço das ações do ano passado e planejar junto ao poder público, as próximas atividades.

Ao receber os alunos, o prefeito Fábio explicou as atribuições de prefeito e vereadores nos âmbitos administrativo legislativo e político do município. “É muito bom ver esses jovens se envolvendo nas causas da sua comunidade do seu bairro” comemorou o prefeito. Essas reuniões devem se repetir uma vez por mês com o Parlamento Juvenil de cada bairro.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Iniciado em 2017, já na atual gestão, o Orçamento Participativo consiste em uma série de reuniões em todos os bairros da cidade com o intuito de ouvir a população sobre as prioridades de cada localidade.

PARTICIPE

Com base na reunião realizada de cada, bairro o Governo elenca as prioridades para incluir no orçamento do próximo ano. As sugestões podem ser feitas por qualquer morador, através das reuniões, de formulários impressos disponíveis em todos os órgãos da Administração ou via internet através do link: https://bitlybr.com/a1qju

Veja como foram os outros Orçamentos Participativos: https://bitlybr.com/TWGom