Postado em 10/07/2019 - OBRAS - EM ANDAMENTO
SAMU funciona 100% na gestão atual

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

Em Cidade Ocidental, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência já passou por tempos difíceis. Em 2015 a principal ferramenta do serviço, as viaturas, enfrentavam constantes problemas de manutenção e conservação. Assim, muitos casos não puderam ser atendidos pelos profissionais e pessoas necessitadas de atendimento rápido em casos graves, até mesmo fatais, ficaram sem assistência.

Foi para mudar essa triste realidade que a atual administração, ainda no início de 2017, colocou como prioridade a retomada e melhoria do SAMU em Cidade Ocidental. Depois de um ano de trabalho, em 2018, o serviço já estava completamente transformado, com direito a duas bases no município: uma no bairro Ocidental Park e outra no Jardim ABC.

Hoje, em 2019, o período mais difícil da saúde em Cidade Ocidental ficou para trás. De acordo com o secretário de Saúde, Douglas Martinho, o SAMU é uma das áreas da Pasta que melhor funciona e mais recebe elogios dos usuários. “Hoje a nossa população pode confiar nos profissionais e no atendimento rápido do SAMU”, comemora o secretário.

As viaturas não são mais problemas. São três veículos, sendo dois em funcionamento constante e um veículo em reserva estratégica. As equipes hoje tem um local de apoio para o trabalho, condizente com as necessidades. As bases do Ocidental Park e Jardim ABC abrigam os profissionais com conforto e funcionalidade.

Com essa estrutura, o coordenador do SAMU, Augusto César, afirma que o tempo de trânsito entre a base e o Centro da Cidade, por exemplo, é de menos de 10 minutos. No caso de atendimentos no Jardim ABC e bairros adjacentes, quando a viatura parte da mesma base , o tempo raramente supera os 20 minutos.

Como um braço essencial no atendimento de saúde, o serviço atende em média 140 ocorrências por mês, encaminhando os pacientes para o Hospital Municipal ou outros locais de referência para o atendimento. O prefeito Fábio também comemora os resultados. “O SAMU funciona de verdade no município e a população pode confiar nesse serviço”, afirma o prefeito.

ENTENDA COMO FUNCIONA O SERVIÇO

LIGANDO PARA 192

A ligação é atendida por técnicos da Central de Regulação, que identificam a emergência e transferem o telefonema para o médico regulador. Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento na horam orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada para as primeiras ações.

AÇÕES DO SAMU

O SAMU realiza o atendimento em qualquer lugar. O socorro ocorre após a chamada gratuita pelo 192.

AVALIAÇÃO DO MÉDICO

O médico avalia o melhor procedimento para o paciente e pode enviar uma ambulância ou orientar a procurar outro tipo de atendimento.

ATENDIMENTO DE URGÊNCIA

Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos. Assim, já faz a reserva dos leitos para que o atendimento de irgência tenha continuidade.

SAMU – 192

Ouvidoria da Saúde – 3084-6425