A Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio da Subsecretaria, Municipal de Agricultura e Pecuária, e em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), realizou na última terça-feira (16), na fazenda Pindaibal, no Mesquita, uma palestra dedicada aos produtores de marmelo de Cidade Ocidental.
O cultivo de marmelo tem se mostrado uma importante atividade geradora de renda e de desenvolvimento das propriedades rurais no município. Desta forma, o encontro teve como objetivo contribuir com o desenvolvimento rural sustentável e do agronegócio.
De acordo com o consultor da Empresa de Pesquisa de Minas Gerais, Ângelo Alvarenga, capacitar o produtor rural é um dos principais objetivos. “É nosso dever fomentar novas oportunidades para os produtores. Cidade Ocidental é um município rural, temos que tirar proveito disso”, disse o consultor.
Para o prefeito Fábio Correa, o curso é uma grande oportunidade para os produtores. “Este encontro vem trazer um maior conhecimento aos produtores de marmelo. A capacitação orientou os nossos produtores sobre a forma correta de produzir a muda e evitar a existência de pragas e os possíveis prejuízos na plantação”, afirma Fábio.
Segundo o secretário de meio ambiente, Jackson Bandeira, o evento foi de suma importância para os produtores. “Esse encontro cumpriu o objetivo de apresentar aos nossos produtores alternativas de cultivar cada vez mais o tradicional marmelo e contribuir assim para o desenvolvimento rural”, finaliza Jackson.
“É importante ressaltar que o Viveiro Municipal vai se tornar um berçário de mudas do marmelo. Preservando assim, a cultura do marmelo e sua tradição do plantio no município”, comemora o subsecretário de Agricultura, Fernando Melo.
História do Marmelo
A história do marmelo remonta ao inicio de Cidade Ocidental. Pioneiros no município já enxergavam no doce, a marmelada, uma forte identificação com a história da cidade e o povo.
Conhecida no mundo, a marmelada de Cidade Ocidental cria um laço perfeito entre a zona rural e urbana do município.
Podemos destacar que a marmelada é um símbolo marcante da história de Cidade Ocidental. O doce rico em sabor e nutrientes compõe o cardápio de comidas típicas de nossa terra, sendo servido até mesmo na merenda escolar. Além da sua importância gastronômica a marmelada é o centro de uma das mais importantes festas da região, a tradicional “Festa do Marmelo”, que acontece todos os anos na cidade.
- Todas categorias
- AÇÕES
- Administração
- Agricultura
- Agricultura e Pecuária
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Carta de serviços
- COMUNICADO
- CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA
- Conselhos
- CONSELHOS MUNICIPAIS
- CORONAVÍRUS
- CULTURA
- EDUCAÇÃO
- Esporte
- EVENTOS
- FUTURO
- Industria e Comércio
- INFRAESTRUTURA
- MEIO AMBIENTE
- NOTÍCIAS
- OBRAS - CONCLUÍDAS
- OBRAS - EM ANDAMENTO
- OBRAS - PREVISTAS
- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
- SAÚDE
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer
- Segurança Pública
- TRANSPARÊNCIA
- TURISMO