Postado em 25/07/2019 - ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Orçamento Participativo no Jardim ABC destaca questões fundiárias

A primeira reunião do Orçamento Participativo em 2019 foi realizada ontem, no bairro Jardim ABC. Mais de 100 pessoas compareceram à quadra poliesportiva, onde o Governo de Cidade Ocidental montou uma estrutura para receber a comunidade e todo o corpo administrativo da Prefeitura.

O objetivo do Orçamento Participativo é ouvir a comunidade para a formulação do orçamento para o próximo ano. Ouvindo as prioridades de cada bairro, a Administração decide junto ao povo a melhor forma de utilizar os recursos do município.

Na noite do dia 24, o principal assunto foi a questão fundiária de alguns lotes do bairro. Há um conflito de interesses entre a empresa vendedora dos imóveis e os proprietários, que lutam hoje para manter suas moradias em uma contenda judicial.

CEJUSSC É A JUSTIÇA NO ABC

Alguns moradores reclamavam a atuação do Poder Executivo em favor dos moradores e questionavam a legalidade das ações, que, em alguns casos, chegam a ordens de despejo. Na sua fala, o prefeito Fábio Correa esclareceu que a Adminsitração tem atuado firmemente em favor dos moradores. Para facilitar a defesa desses proprietários, Correa instalou, há menos de dois meses, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCC).

O órgão é um braço do Poder Judiciário que funciona exclusivamente no Fórum e no Jardim ABC. Com a atuação de técnicos judiciários, advogados e o acompanhamento pessoal do juiz André Nacagami, diretor do Fórum local, o Cejuscc está preparado para orientar moradores e realizar audiências de conciliação. Até agora, os moradores que procuraram o órgão para solucionar esta questão de conflito, saíram com vitórias em 100% dos casos. O acesso ao Cejuscc é gratuito e pode ser acessado através do telefone (61)3878-3100.

PARLAMENTO JUVENIL

Parlamento Juveni ABC

Outro destaque foi a participação do Parlamento Juvenil. Formado por alunos da rede municipal de ensino, o grupo atua junto à comunidade, coletando opiniões dos moradores e tendo prioridade na comunicação de reivindicações da comunidade. Este ano, o Parlamento Juvenil entrevistou 250 moradores que apontaram como maiores problemas do bairro o acesso a médicos, segurança pública, asfalto e áreas de lazer no Jardim ABC.

Na sua fala, o prefeito Fábio Correa discorreu sobre a questão fundiária, se colocando à disposição dos moradores. “Sou o prefeito, mas nesta questão em específico, quem pode resolver o problema é o Poder Judiciário através do Cejuscc. Ninguém pode resolver esse problema senão a justiça e se alguém disser o contrário, desconfiem”, alertou o prefeito.

SOLUÇÕES E NOVIDADES

Nas área da saúde, o prefeito comunicou o atendimento de médicos todos os dias na unidade de saúde, inclusive de pediatra uma vez por semana. “Caso esse atendimento não ocorra, peço que a população avise a Prefeitura imediatamente para que providências rápidas sejam tomadas”, disse o prefeito. As denúncias podem ser feitas através das ouvidorias pelo whatsap (61) 99956-2448.

A nova base do Comando de Operações de Divisas (COD) também entrou na fala do prefeito, que citou, além disso, o fortalecimento da atuação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar no bairro. Para finalizar, o prefeito anunciou a pavimentação do restante das avenidas com uma verba vinda de emenda parlamentar, além da construção da nova praça do bairro e de uma nova escola municipal para atender o bairro.

Todas as solicitações da comunidade foram documentadas e serão incluídas em um relatório final que irá direcionar o orçamento de 2020. A próxima reunião do Orçamento Participativo acontece amanhã, dia 26, com a comunidade do Jardim Edite, a partir das 19 horas.

Confira abaixo onde serão os próximos encontros:

DIA                 BAIRRO                         LOCAL

26/07                   Jardim Edite                           Galpão da Igreja N. S. Aparecida

29/07                    Mesquita                           Aleixo Pereira Braga

31/07                    Dom Bosco e Suleste 1                 Igreja Capela Dom Bosco

02/08                    Nova Friburgo A e B                     Praça da Paróquia Jesus Missericordioso

05/08                    Mossoró e Remanso                 Campo Sintético Brasileirinho

07/08                    Estrela Dalva e São Matheus           Praça do São Matheus

09/08                    Parque Nápolis A         Quadra coberta próximo a Academia de Saúde

12/08                    Parque Araguarí 1                       Escola Severino Teotônio da Costa

13/08                    Parque Araguarí 2                                 Quadra 08

14/08                    Ocidental Park e Nápolis B               Esccola Paulo Freire