Postado em 15/10/2019 - EDUCAÇÃO
Escola modelo de honestidade é de Cidade Ocidental

Programa presente no DF e região reconhece a Escola Josefa Maria como a mais honesta

 

 

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

 

Mais uma boa notícia para Cidade Ocidental. O Programa Picolé as Todos, que acontece em mais de 20 escolas do Distrito Federal, premiou a Escola Municipal Josefa Maria como a escola modelo de Honestidade na região.

 

O reconhecimento veio com a participação da escola no Pograma, que executa ações para discutir a importância dos princípios da honestidade na formação de alunos de estabelecimento públicos e particulares de ensino. Em cada escola participante, o programa instala, em um lugar de grande trânsito de alunos, um freezer com 500 picolés de sabores variados. Cada doce custa R$ 2, que devem ser colocados em uma caixinha ao lado o freezer. Sem ninguém para supervisionar as ações e compras dos alunos, o objetivo é testar a honestidade dos estudantes.

 

 

O idealizador do projeto, Thiago Oliveira, diz que foi criticado pela intenção de trazer a ação para um município do Entorno. "Me disseram que não daria certo e que os alunos levariam até o freezer", conta.

 

Apesar do preconceito, Thiago instalou o freezer na escola Josefa Maria e, nos quatro meses de medição, foi verificado 100% de honestidade. Ou seja, todos os alunos que pegaram o picolé pagaram por ele, mesmo em ninguém pra cobrar ou supervisionar. Com o dinheiro arrecadado com a venda dos picolés, cerca de R$ 680, será adquirida uma mesa de ping pong para a diversão dos alunos da escola.

 

Para o prefeito Fábio Correa, que acompanhou a reunião de pais e mestres onde o reconhecimento do programa foi feito, essa é mais uma amostra de que a formação do ser humano começa desde a infância. “Quem cuida das nossas crianças sabe da importância desse tipo de ação. Valorizar a honestidade é um princípio dos mais importantes”, afirma o prefeito.