Postado em 16/10/2019 - ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conferência Municipal da Primeira Infância

Promover o desenvolvimento integral das crianças, compartilhar experiências e reforçar a importância de ações intersetoriais que promovam o cuidado e atenção nos primeiros anos de vida. Estes serão alguns dos temas debatidos na Conferência Municipal da Primeira Infância nesta terça-feira (15) em Cidade Ocidental-GO.


Com o tema: “Marco Legal da Primeira Infância e Políticas Públicas para Primeira Infância”, é a primeira vez que se reúnem especialistas para debater os benefícios dos investimentos no período que compreende o nascimento e os primeiros seis anos de vida da criança. A abertura do evento contou com a participação da representante da presidente da Frente Parlamentar da Primeira infância da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputada Distrital Julia Lucy.

 


Os representantes do CMDCA destacaram que acreditam nas políticas públicas com foco na primeira infância e que a conferência serve para reforçar o compromisso em priorizar o cuidado com as crianças, aperfeiçoando as ações a partir da troca de experiências.


Confira os Eixos de discussão:



1) Criança com Saúde – Saúde da criança e prevenção de acidentes
Objetivo:Garantir o direito à vida, à saúde e a boa nutrição a gestantes e crianças na primeira infância.

2) Educação Infantil – Educação, Lazer, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Integral
Objetivo: Garantir a todas as crianças na primeira infância educação, cuidados e estímulos que contribuam para seu desenvolvimento integral.

3) Assistência Social e a Criança – Assistência Social, Políticas Públicas Intersetorial, de Atendimento Integral e Prevenção de Violência. Objetivo: Garantir a proteção, a articulação intersetorial dos programas, projetos e ações para o desenvolvimento integral e dar condições para o exercício dos direitos e da cidadania na primeira infância.

4) Família, Sociedade e a Criança – Participação da Sociedade Civil, Comunidade e o papel das Famílias.
Objetivo: Ampliar o envolvimento das famílias e da sociedade na valorização da primeira infância.