Postado em 05/11/2019 - TRANSPARÊNCIA
A transparência como alma da administração

Em dois anos de gestão, Cidade Ocidental saltou 240 posições no ranking dos municípios mais bem geridos no estado

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

O município de Cidade Ocidental iniciou o ano de 2017 numa das piores colocações no ranking e transparência. A classificação define as melhores práticas nas gestões municipais, sempre relacionadas à transparência, integridade pública e participação social. Na época, Cidade Ocidental estava em 232º lugar.

Ao assumir o Governo, a gestão atual iniciou a estratégia para melhorar a transparência nas contas públicas. A preocupação principal era oferecer mais informações à população e seguir os princípios da boa administração. A Controladoria Geral da União (CGU) ofereceu consultoria e incluiu o município no programa de transparência do órgão.

Segundo analistas da controladoria, Cidade Ocidental cumpriu todos os requisitos de uma cidade, de fato, respeitadora do dinheiro público. O acesso a todas as informações dos gastos do Governo, como contratações, licitações, notas fiscais e até os salários de cada servidor estão ao alcance da população através do portal da transparência.

Como resultado, além de aumentar a lisura na gestão municipal, Cidade Ocidental deu um salto do 232º lugar para a segunda colocação. Hoje, entre os 246 municípios do estado, a cidade é a segunda mais transparente do estado e está entre as 50 de maior lisura em todo o Brasil.

CIDADE MODELO

Como a Administração Municipal conseguiu mudar a sua realidade em tão pouco tempo? Para o prefeito Fábio Correa, o segredo é fazer o básico. “É fazer o arroz com feijão, sem inventar. Saber que o dinheiro da prefeitura pertence ao povo é o primeiro passo para gerir bem o cofre. Depois é economizar, cortar gastos e respeitar a lei”, simplifica o gestor.

Graças ao seu trabalho, Fábio Correa foi convidado como palestrante do Fórum Estadual de Transparência, realizado na cidade de Uruaçu. Correa compartilhou as experiências adquiridas em Cidade Ocidental e falou sobre o apoio da CGU neste processo. “Foi essencial o apoio dos órgãos federais e o trabalho de todo o nosso corpo administrativo”, comentou.

Os dados mostram que a transparência das prefeituras traz ainda mais ganhos para a comunidade. Uma das propostas que o prefeito Fábio tem discutido com parlamentares é sobre o reconhecimento dos municípios melhores em gestão. De acordo com ele, cidades onde os gastos e receitas são mais transparentes deveriam preferência na liberação de verbas para projetos sociais, culturais e de infraestrutura. “As cidades mais transparentes deveriam ser exemplo para as outras, com apoio e incentivo do Governo Federal”, afirma o prefeito.

A integridade, porém, deve ser mantida. A prioridade para todos os municípios, segundo a CGU, deve ser também a criação de uma cultura de boa gestão, uma vez que a mudança dos prefeitos nas cidades, através das eleições, pode levar a perder um trabalho construído em anos de esforço pela boa gestão do erário.