Postado em 28/11/2019 - SAÚDE
NASF de Cidade Ocidental é referência na região

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Cidade Ocidental (NASF) é considerado referência estadual. As atividades que foram iniciadas de forma planejada em 2018 têm alcançado resultados positivos a cada dia que passa. Sempre em busca de melhorias, os profissionais do núcleo participam de capacitações, aperfeiçoamentos e se esforçam com os demais servidores para adquirirem novas idéias de atendimentos.

A equipe do NASF em Cidade Ocidental é composta por educadores físicos, terapeutas, nutricionistas, psicólogas, endocrinologistas, ginecologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e enfermeiras, que atendem em todos os bairros do município.  Com acolhimento coletivo e individual, a função principal é apoiar cada responsável da saúde da família do município.

Podemos ressaltar que no primeiro semestre de 2019 foram realizados 20.872 atendimentos em todos os serviços, como consultas, grupos terapêuticos, atendimentos domiciliares, orientações e palestras, sendo mais de 85 grupos terapêuticos e 416 usuários atendidos e 52 palestras com mais de mil participantes.

O prefeito Fábio Correa parabenizou a equipe do NASF pelo trabalho e disse que a sua maior preocupação é com a qualidade do serviço. "Esses profissionais merecem o nosso respeito e admiração. O trabalho deve continuar e a nossa intenção é que a qualidade da saúde melhore a cada dia", enfatizou o gestor.

A coordenadora do NASF, Marcela Leal, contou que o núcleo tem desenvolvido experiências exitosas e o trabalho vem sendo reconhecido pela qualidade e abrangência. "Estamos todos os dias nos bairros, verificando e acompanhando de perto a situação dos pacientes atendidos. A nossa preocupação é com o bem estar da população", disse Marcela.

Atendimentos Diferenciados

Além dos trabalhos desenvolvidos pelo Nasf, a equipe vem se destacando pelos atendimentos diferenciados que abrangem a humanização e a inclusão social.

Os atendimentos humanizados têm como objetivo ampliar ações de humanização no âmbito da atenção e da gestão da saúde no município. Eles permitem um melhor acolhimento aos pacientes que chegam à rede municipal de saúde, realizando também um atendimento de qualidade, com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos nossos profissionais.

Já nos atendimentos de inclusão, os profissionais da saúde buscam trabalhar com eficiência os pacientes que não se enquadram nos grupos que foram designados. Desta forma, o trabalho de inclusão busca promover o bem estar do usuário, trabalhando assim seu psicológico e evitando que haja avanços em alguns casos, como depressão e até mesmo crises de ansiedade.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Douglas Martinho, a equipe do NASF é uma equipe bastante acolhedora. “É um primeiro passo, ninguém vai a lugar nenhum sem dar o primeiro passo, e fico feliz por ter uma equipe de referência, que está trabalhando unida, com suporte de gestão, e por isso vamos continuar em contato, sempre na busca de mais informações, pra poder implantar em nosso município essas atividades que estão dando certo em Ocidental”, conclui Douglas.

"Aos poucos vamos dando uma nova cara a saúde do nosso município, acompanhando as necessidades de cada localidade e trabalhando para garantir um atendimento digno e de qualidade. Vamos continuar trabalhando muito para alcançar os melhores indicadores para o nosso município", comemora o prefeito Fábio.

Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Telefone:  (61) 3625-2544 ou 3605-3160