Postado em 28/11/2019 - NOTÍCIAS
Em Cidade Ocidental, Consciência Negra vai além do dia 20

Uma série de eventos foi preparada para comemorar a data e discutir a fundo a participação de personalidades e pessoas comuns na construção do município

 

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

 

Poucos municípios na região do Entorno tem uma população negra tão numerosa e ativa na conscientização social quanto Cidade Ocidental. De acordo com estudo publicado pela Codeplan na Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios, em 2014, mais de 60% da população local se declara negra, somando-se o centro e os demais bairros.

 

Esses dados reforçam a necessidade de iniciativas positivas voltadas a esta população, e é por isso que o Governo Municipal definiu o mês de novembro como sendo um período todo dedicado a eventos e discussões sobre a questão racial. Com o lema “Consciência Negra, além do dia 20”, a Prefeitura organizou palestras, rodas de conversas e homenagens em todo o município durante o mês, indo além do dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

 

A proposta deste ano foi envolver a comunidade com debates sobre as políticas públicas voltadas à população negra, o combate ao preconceito e o resgate da cultura, tradição e história dos negros no Brasil e, especialmente, em Cidade Ocidental.

 

HOMENAGENS

No dia 20, data em que se comemora o dia da Consciência Negra, foi realizada uma solenidade para homenagear os principais expoentes da comunidade negra dentro da sociedade do município. No Salão da Secretaria de Educação, onde foi realizado o evento, foi oferecido um jantar e entreguem mais de 50 certificados e troféus para pessoas que fazem a diferença na luta contra o preconceito e ao fortalecimento do negro no passado e presente do município.

 

Em seu discurso, na abertura do evento, o prefeito Fábio Correa enalteceu a iniciativa. “É importante reconhecermos todos como a força que move o nosso município, especialmente a comunidade negra que está presente em grande número tanto na zona rural quanto na zona urbana da nossa cidade e são, antes de tudo, cidadãos e grandes contribuidores das nossas conquistas atuais”, afirmou.

 

Para o organizador do evento, Marcos Wilson, o lema “Além do Dia 20” demonstra que este resgate acontece durante todo o ano. “O Governo hoje dá essa possibilidade pra gente, de poder incluir a discussão racial em todas as camadas da sociedade e com pessoas de todas as idades”, comemora o secretário de Comunicação.

 

CICLO DE ATIVIDADES

Antes do evento, no dia 19, já acontecera uma roda de conversa com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas Silva Neto e Jorge Amado. A mesma ferramenta de debate foi utilizada nos dias seguintes ao feriado da Consciência Negra, com os mais diversos temas. Negros que fizeram história no Brasil, Brasil: Um país construído a várias mãos, Além do Dia Vinte, Negros americanos vs Negros Brasileiros, além de outros temas levantados no momento das discussões foram assuntos que ajudaram a contextualizar a participação dos negros na construção de toda a sociedade.

 

 

Durante o período de comemorações, foram realizadas ainda apresentações de alunos da rede pública municipal de ensino e o 3º Festival de Capoeira. O último dia do ciclo de atividades teve ainda um recital de poesias e uma roda de conversa com artistas locais, empresários, vereadores e representantes do Governo Municipal.

 

VEJA MAIS IMAGENS AQUI: https://bit.ly/2Dp7kiL