Postado em 19/12/2019 - TRANSPARÊNCIA
Três anos de grandes realizações

Já no início do ano de 2017 o Governo começa a sua gestão com três pilares fundamentais de administração: respeito ao cidadão, zelo pelo dinheiro público e justiça social. Mesmo dentro de uma crise nacional, à época, o município de Cidade Ocidental conseguiu avançar 3 anos em 1.
Com isso em mente, o ritmo acelerado de todas as secretarias foi responsável por grandes ações em todas as áreas.
Algumas das mais importantes foram:

 

A RETOMADA DE OBRAS PARALIZADAS

O compromisso com a população foi cumprido, a retomada de três das mais importantes obras do município.

 

CRECHE DO PARQUE NÁPOLIS

 

CRECHE DO JARDIM ABC

 

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

 

REFORMA DAS ESCOLAS

 

Foram reformadas e ampliadas as escolas municipais, além de melhorias nas quadras.

 

REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE

Os índices de criminalidade caíram sensivelmente depois de ações da PM e GCM.

 

ESTRADA PARK JÁ É REALIDADE

Um novo horizonte se abre para a Cidade Ocidental com a construção da Estrada Park que ligará o município à BR 040 através do bairro Dom Bosco.

 

UNIDADES DE SAÚDE 

Obras dos Postos de Saúde do Jardim ABC e da SQ 11/12 foram retomadas logo no início da gestão e hoje atende pacientes com mais conforto.

 

ESCOLAS

 

Novas escolas foram inauguradas e outras tantas foram ampliadas, aumentando o número de vagas para os alunos da rede pública municipal de ensino.

 

A sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi uma das primeiras conquistas deste Governo, atendendo crianças e jovens em situação de risco.

 

O Ciretran, hoje transformado em Detran, foi reformado em 2017 e melhorou o atendimento para a população.

 

A Farmácia Municipal Central melhorou a distribuição de medicamentos gratuitos à comunidade.

 

A nova base do SAMU, no Jardim ABC, diminuiu o tempo de atendimento às ocorrências urgentes.

 

A criação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher foi um marco na luta pelos direitos femininos em toda a região.

 

A reestruturação da Guarda Civil Municipal permitiu uma parceria inédita com a Polícia Militar pela defesa dos cidadãos.

 

O cercamento da Secretaria de Infraestrutura protege o patrimônio do município.4

 

Com o cascalhamento das vias da zona rural do município, os produtores tem melhores condições de trânsito e escoamento da produção.

 

A atual gestão enfrentou diversos problemas, mas o maior deles foi a de reverter a imagem negativa que a cidade tinha nos órgãos controladores, impedindo assim do governo realizar convênios e receber recursos. Com eficiência, o Governo Municipal montou uma força tarefa para resolver a situação e finalmente Cidade Ocidental saiu da lista de devedores desses órgãos e hoje o Município encontra-se apto a celebrar os convênios que resultarão em melhorias para a nossa comunidade.

 

A iluminação pública em Cidade Ocidental atingiu 100% dos bairros e do Centro. Foram substituídas as lâmpadas gerando economia e auxiliando na segurança pública.

 

O asfaltamento de vias nos bairros beneficiou o trânsito e a saúde dos moradores, em especial no Parque Araguari e em algumas avenidas do Jardim ABC.

 

Só no ano de 2017 foram criadas mais de 150 vagas no ensino infantil. Além disso foram reformadas escolas e algumas ganharam anexos ampliando sua estrutura.

 

Algumas vias que estavam em más condições há décadas começaram a ser recuperadas com um mutirão intenso da Secretaria de Infraestrutura.

 

Foram investidos, somente no ano de 2017, mais de R$ 4 milhões na área de saúde, com a ampliação e reformas de Unidades de Saúde, aquisição de equipamentos, contratação de médicos e enfermeiros, além da ampliação do atendimento em unidades Sentinela, que funcionam até as 22 horas.

 

A Secretaria de Saúde iniciou o serviço de saúde bucal nas ecolas ainda no ano de 2017, com revisões e tratamentos dentários para centenas de alunos da rede pública.

 

Uma das obras paralisadas em 2016 foi retomada e entregue à população logo no início da nova gestão. A UBS SQ 11/12 atende em uma estrutura moderna e eficiente.

 

2018

Educação e Saúde como prioridades em 2018

 

 

Investimentos recordes nas áreas prioritárias

 

 

2018 já começou com vitórias nas duas principais áreas de qualquer administração. A saúde e a educação sempre foram prioridades, mas foi no ano de 2018 que as ações e conquistas ficaram mais evidentes.
É neste ano também que a segurança pública começa a dar saltos de qualidade, com a diminuição nos índices de criminalidade e o aumento de efetivo policial nas ruas.

 

A instalação do CTA e SAE, trouxe um maior acolhimento humanizado e sigiloso, com a realização de testes rápidos, disponível no Hospital Municipal para toda a população.

 

Inauguração e instalação da Sede do Conselho Municipal de Educação de Cidade Ocidental.

 

Moderno equipamento de ultrassom já atende pacientes de todo o município

 

Guarda Civil Municipal bem equipada

 

Depois de reestruturar a GCM, o Governo adquiriu armamento não letal e coletes balísticos para melhorar a segurança

 

Mais de 30 casamentos realizados

 

 

Casamento comunitário com mais de 30 casais que oficializaram a sua união através do evento organizado pela Secretaria de Assistência Social.

 

Todos unidos por mais segurança na Cidade

 

As operações contam com a parceria da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Fiscalização de Postura, Fiscalização Tributária, Vigilância Sanitária, Bombeiro, Conselho Tutelar, Fiscalização de Meio Ambiente e a Superintendência de Trânsito.

 

Feira do Lago profissionaliza e melhora o comércio local

 

 

Uma das maiores conquistas da área comercial de Cidade Ocidental foi a Feira do Lago, que garantiu um local seguro para os comerciantes e se tornou uma excelente opção de lazer para pessoas de todas as idades.

 

Limpeza constante e manutenção das áreas verdes garantindo saúde e preservação do meio ambiente.

 

Escolas reformadas e ampliadas na rede municipal além da melhorias das quadras poliesportivas.

 

Rede de apoio à mulher foi montada nesta gestão, com destaque para a Secretaria Municipal da Mulher.

 

Nova sede do Centro de Atendimento Psicossocial com mais estrutura para receber paientes.

 

Mais de 6 mil mudas plantadas e 200 árvores adultas transplatadas

 

 

Na proteção ao meio ambiente, o Governo Municipal inovou com o plantio de mais de seis mil mudas de plantas nativas e árvores frutíferas. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma ação inédita em toda a região. Pela primeira vez na história da cidade, foram transplantadas mais de 200 árvores adultas para as margens do lago Jacob.

 

Escola da Terra é exemplo em toda a região

 

Mais uma iniciativa inédita na região, a criação e instalação da Escola da Terra é um marco para a zona rural e produtiva de Cidade Ocidental. O local recebe produtores, agricultores e alunos da rede pública de ensino.

 

INAUGURAÇÃO DO SEJUSCC

 

Para oferecer o acesso à justiça, o Governo contribuiu para a instalação do órgão no Jardim ABC.

 

5º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

Em constantes conferências, o Governo busca soluções para a área de saúde ouvindo a sociedade organizada.

 

Novo Centro de Reabilitação melhora a qualidade do atendimento a população

 

Novo Centro de Reabilitação fica mais centralizado e tem estrutura ampliada focada no atendimento

 

Mais conforto para os frequentadores do Lago Jacob com a instalação do banheiro no local.

 

As Academias de Saúde trazem para a população mais uma opção de prática de exercícios, com foco na melhor idade.

 

Viveiro Municipal estende as ações de sustentabilidade

 

Uma das mais importantes prioridades do Governo é a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente. Com a retomada das atividades do Viveiro Municipal, Cidade Ocidental adquire autonomia na produção de mudas para paisagismo. 

 

 

Leilão de sucatas gera mais de R$ 160 mil para os cofres públicos

 

O que antes atrapalhava a administração se transformou em lucro para o cidadão. O leilão gerou um fundo de reserva para o Governo.

 

2º Município mais transparente do estado de Goiás

 

Cidade Ocidental foi citada como referência pela Controladoria Geral da União (CGU). Um dos municípios mais transparentes do estado de Goiás. Com a nota 9,29 Cidade Ocidental é um dos destaques goianos da avaliação, feita entre julho e novembro de 2018.

 

Programa Cidade Limpa mantém bairros livres de entulhos

 

Através de uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura as equipes de limpeza realizaram um mutirão para coletas resíduos de entulhos e galhadas em todos os bairros, livrando as ruas do lixo e contribuindo para a saúde dos moradores.

 

Comando de Operações de Divisas em nova base

 

 

Para oferecer mais estrutura no trabalho do Comando de Operações de Divisas, foi inaugurada a nova base para esta divisão da Polícia Militar. O trabalho desses profissionais de Segurança Pública se concentra no patrulhamento das áreas limítrofes do município, coibindo, em especial, o roubo de veículos e de cargas, além de reprimir o tráfico de drogas.

 

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres realizou o 1º Fórum Municipal em Defesa da Mulher.

 

Iluminação no trajeto entre o Dom Bosco e a Sq 19, com manutenção constante para manter a qualidade em 100% dos bairros.

 

Pela primeira vez na história, Cidade Ocidental sedia a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Plano de carreira para os servidores municipais foi uma conquista construída junto ao sindicato.

 

Assinatura da ordem de serviço e inicio das obras da Sede do Conselho Tutelar de Cidade Ocidental.

 

No Jardim ABC já está em construção a Feira do Produtor, que deve gerar renda e empregos para a população local.

 

Um futuro de oportunidades

Com uma base administrativa bem formada, Cidade Ocidental tem tudo para transformar um presente de realizações em um futuro de grandes oportunidades. Respeitada pelo estado por uma gestão transparente, reconhecida nacionalmente por programas e ações de sucesso e integrada por povo, governo e parlamento em sintonia, o município só precisa de responsabilidade, seriedade e visão de futuro para se tornar o local mais próspero e feliz da região.

 

Segunda etapa da Estrada Park

 

Com o início da segunda etapa da Estrada Park se concretiza um dos maiores sonhos da população local. Mais mobilidade, qualidade de vida e ampliação da área comercial são os benefícios que estão a caminho.

 

Lago Jacob, nosso cartão postal

 

O Lago Jacob, além de ser o cartão postal da cidade, será também um grande vetor econômico do município. No local estão previstos projetos comerciais sustentáveis, mantendo o município na vanguarda regional.

 

Reforma do Hospital Municipal

 

 

A reforma do Hospital Municipal, ampliará leitos, atendimentos e modernizará os procedimentos  com novos equipamentos e profissionais

 

Feira do Produtor Rural

 

 

A feira coberta é um sonho dos produtores ruais que se torna realidade. A feira irá trazer dignidade aos feirante e população, livres do sol e da chuva, terão uma maior comodidade, uma maior participação dos consumidores.

 

Turismo Religioso

 

 

O Turismo Religioso será também um excelente motor de desenvolvimento local. Hoje o município já é um dos destinos preferidos dos fiéis e o Governo pretende fortalecer esta área.

 

Recapeamento e iluminação da entrada da cidade

 

 

O projeto de recapeamento total da avenida perimetral norte, a avenida de cima no Centro de Cidade Ocidental, também está programado para 2020, assim como da descida do Lago Jacob.

 

Parque Tecnológico do Alphaville

 

 

Um complexo para formar mão de obra de qualidade já está garantido para Cidade Ocidental. O SESI e o SENAI garantiram a instalação de polos para o município e seus moradores.