Postado em 13/02/2020 - SAÚDE
Saúde: 11 motivos que fizeram Cidade Ocidental se destacar na área

Entre medidas básicas e inovadoras, município conseguiu se tornar referência na região

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

Os investimentos em saúde do Governo de Cidade Ocidental vem superando o exigido por lei desde o ano 2017. Os dados são do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) e mostram um aumento gradativo até o ano de 2019.

No primeiro ano da atual gestão, o Governo aumentou o investimento de 16% em 2015 para 19,82% já em 2017. O volume total neste ano ficou em R$ 10.949.961,02.

Não só o investimento, mas também uma gestão moderna estão fazendo com que o município se destaque na região do Entorno Sul do Distrito Federal no quesito saúde.

Veja abaixo 11 motivos que trouxeram tais resultados para a população:

1 - Valorização dos profissionais de saúde

Quem está na atendimento ao cidadão deve ser valorizado. Esta é a opinião do Governo de Cidade Ocidental.

Assim, foram investidos recursos para a especialização dos servidores, contratados novos servidores efetivos e algumas unidades de saúde foram modernizadas.

Da marcação de consulta às agendas dos médicos, tudo foi estudado para melhorar a vida do cidadão.

2 – Reforma das Unidades Básicas de Saúde

Os conhecidos Postos de Saúde, presentes nas quadras do centro da cidade e nos bairros, são o primeiro contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde.

Para oferecer melhores condições de atendimento e acolhimento dos pacientes, o Governo de Cidade Ocidental melhorou as instalações das unidades e garantiu médicos presentes todos os dias para as consultas.

3 – Centralização da Farmácia Central

Antigamente os pacientes eram obrigados a fazer uma peregrinação pelas unidades de saúde para conseguir os medicamentos fornecidos pelo SUS.

Hoje essa realidade mudou. Um das primeiras medidas do Governo de Cidade Ocidental foi a centralização da distribuição de medicamentos, hoje feito na Farmácia Central.

No local todos os usuários são atendidos através de um sistema informatizado, com mais rapidez e certeza de que vão encontrar os remédios dos quais precisam.

4 – Aquisição de novos equipamentos

Para a realização de exames mais completos e exatos, o Governo de Cidade Ocidental adquiriu um moderno equipamento de ultrassonografia, que já está em funcionamento no Hospital Municipal.

Além deste, foi comprado ainda uma máquina de Raio X, que já está no Hospital Municipal e aguarda somente a construção de uma sala especial, com isolamento radioativo, para começar a operar. A construção da sala especial já está disposta na primeira etapa de reforma do Hospital Municipal, que será iniciada ainda este ano.

5 – Saúde na Hora nos Postos

Para quem trabalha fora o dia inteiro, ser atendido nas unidades de saúde que fechavam às 18 horas era impossível.

Sensível a estes usuários, o Governo de Cidade Ocidental implantou o Saúde na Hora. Nesta modalidade, as unidades de saúde dos bairros Parque Araguari e Jardim ABC ficam funcionando até as 22 horas, atendendo às pessoas que chegam à noite do trabalho.

Neste locais o atendimento é completo, com médicos, enfermeiros e dentistas.

6 – Nova base do SAMU

Uma gestão da Prefeitura de Cidade Ocidental junto ao Governo Federal conseguiu garantir a instalação de uma nova base do SAMU no município.

Junto à base já existente, este novo centro melhora o atendimento médico de urgência em todo o município e agiliza o deslocamento das equipes pela cidade.

7 – Saúde nos bairros

Com a intenção de atender o máximo de pessoas possíveis, o Governo de Cidade Ocidental estendeu os atendimentos de saúde a todos os bairros.

Levando estruturas inteiras para bairros afastados do centro, a Secretaria de Saúde conseguiu levar serviços de exames, orientação, consultas e encaminhamentos para todos os moradores.

Os serviços,, realizados nos fins de semana, conseguem atender pessoas de todas as idades com médicos, enfermeiros, dentistas e oftalmologista.

8 – Ouvidoria da Saúde

De acordo com o Governo, a melhor forma de atingir os anseios da população é ouvir os usuários.

O papel da Ouvidoria da Saúde é exatamente conversar com os pacientes e receber sugestões, críticas e observações sobre os serviços de saúde oferecidos em Cidade Ocidental.

Através dessas informações a Secretaria de Saúde pode adequar todas as áreas para realizar o melhor atendimento possível a todos os cidadãos.

9 – Saúde bucal nas escolas

Uma van equipada com equipamentos de odontologia realiza atendimentos nas escolas municipais.

O objetivo é cuidar da saúde bucal dos alunos, identificar problemas e até mesmo realizar tratamentos completos nos dentes dos pequenos.

Todos os procedimentos são realizados depois de consentimento dos pais ou responsáveis pela criança.

10 – Campanhas de conscientização

A cada mês, a Secretaria Municipal de Saúde prepara intensas campanhas de conscientização para alertar a população sobre a prevenção de doenças.

É assim durante o outubro rosa, o novembro azul e todos os outros grandes movimentos de prevenção.

Uma das mais envolventes é o setembro amarelo, que alerta dobre doenças mentais e oferece atendimento no Centro de Atenção Psicossocial da cidade, que funciona desde 2017 e acolhe pessoas com transtornos ou distúrbios psicológicos e psiquiátricos.

11 – Foco na prevenção

Além das campanhas de conscientização, o Governo aposta ainda na atuação in loco das equipes multidisciplinares da secreria de saúde.

Desde as visitas de agentes de endemias até o acompanhamento por agentes de saúde, pessoas podem receber informações e atendiementos individualizados sobre moléstias como hipertensão, diabetes, dengue, hanseníase, DSTs e outros.

Além disso existem constantes atividades de educação e palestras nas unidades de saúde e no Centro de Saúde do município.