Postado em 09/03/2020 - Secretaria da Mulher
Comemoração ao Dia da Mulher tem atividades e lançamento de programa federal

Organizado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, o evento durou uma manhã inteira

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

Em cada canto da Praça Santo Antônio as qualidades das mulheres foram exaltadas. No sábado, dia 7, o Governo de Cidade Ocidental, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, preparou atividades diversas para lembrar a necessidade de proteção e reconhecimento do papel feminino na sociedade.

A Praça Santo Antônio foi tomada por tendas com serviços das secretarias municipais e no salão da Paróquia, palestra e rodas de conversa complementaram a ação. Foram oferecidos corte de cabelo, maquiagem, acesso a serviços sociais, atividades físicas, dança e muita música com as melhores artistas da cidade.

Presente ao evento, o prefeito Fábio Correa lembrou as ações do seu governo em favor das mulheres. “Estamos trabalhando para colocar a mulher em destaque na nossa cidade e queremos ser exemplo para o Brasil no respeito a elas”, disse o prefeito. Correa citou a criação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, no seu governo, que posteriormente deu lugar à Secretaria da Mulher. O prefeito aproveitou ainda para anunciar o projeto de criação da Clínica da Mulher, um local que terá como objetivo cuidar da saúde feminina.

O Ministério de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos também esteve presente. A secretária de Políticas Para as Mulheres, Cristiane Britto, representou a ministra Damares Alves no evento. Para ela, o governo federal deve endurecer no combate aos crimes contra a mulher. “O governo federal está empreendendo todos os esforços para garantir o bem-estar da mulher e deve lançar, ainda no primeiro semestre deste ano, um plano emergencial de combate ao feminicídio em caráter nacional”, destacou.

O ponto alto do evento foi o lançamento do Programa Salve uma Mulher, que tem por objetivo recrutar órgãos de governo e voluntários para o enfrentamento da violência contra a mulher e envolver todas as categorias profissionais nesse enfrentamento. De acordo com o programa, serão combatidos todos os tipos de violência, tais quais a violência física, moral, patrimonial, sexual, emocional e psicológica.

Para denunciar quaisquer tipos de maus tratos à mulher, o número é o 180 e, em caso de necessidade de apoio da Polícia, também pode ser denunciado através do 190. Em ambos os casos as denúncias podem ser feitas de maneira anônima.

SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES - 61 3625-1483

PROGRAMA MULHER MAIS SEGURA (GCM) – 9 9872-0130