Postado em 11/03/2020 - AÇÕES
Governo de Cidade Ocidental se destaca em ações voltadas às mulheres

 

 

As ações voltadas às mulheres de Cidade Ocidental tem sido destaque no entorno e estado. Ao longo dos três anos de gestão, a prefeitura municipal tem se preocupado no bem estar, qualidade de vida e principalmente na segurança das mulheres.  

 

As atividades realizadas são desde campanhas educativas de combate à violência contra a mulher até serviços que visam garantir um cumprimento das medidas judiciais para o público feminino. 

 

Para o prefeito Fábio Correa as conquistas relacionadas às ações voltadas às mulheres são gratificantes. “Foram várias realizações ao logo da gestão, mais não podemos parar, é necessário que a luta continue para que as mulheres saibam a força que elas possuem. Junto com as secretarias e órgãos nos iremos continuar trabalhando pela segurança e proteção para as mulheres de Cidade Ocidental”, afirma Fábio.

 

 

Confira abaixo as principais ações realizadas pelo Governo Municipal

 

Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

 

- 1° Fórum Municipal em Defesa da Mulher

- Caminhada dos 13 anos da Lei Maria da Penha

- Oficina de Sabão Liquido no Centro de Referência Social

- Atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Orla do Lago Jacob

- Palestras nos eventos da Prefeitura em Ação

- Capacitação para as mulheres no evento “Ela Pode”

- Assinatura do termo de parceria para a Casa de Passagem da Mulher

- Rodas de conversas

 

De acordo com a secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Ivone Souto, a secretaria está cada vez mais empenhada nas ações voltada às vitimas de violência doméstica “O nosso Governo tem um papel muito importante na vida das mulheres. Estamos trabalhando em ações de conscientização e acolhimento na nossa secretaria. O trabalho do governo é atender a grande demanda e carência que existe para o público feminino”, diz a secretária 

 

Secretaria Municipal de Assistência Social

 

- Caminhada dos 13 anos da Lei Maria da Penha

- Atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Orla do Lago Jacob

- Prefeitura em Ação

- Capacitação para as mulheres no evento “Ela Pode”

- Acompanhamento no Bolsa Família

- Acolhimento Individual e visitas domiciliares

- Curso de Cabeleireiro e Manicure

- C urso de Design de Sobrancelha

- Curso de Maquiagem

- Cuidador de Idosos

- Curso de retroescavadeira (8 mulheres concluíram o curso)

- Técnico em Atendimento ao cliente

- Assistente de vendas

 

“A assistência social luta pelos direitos das mulheres. A nossa secretaria está voltada em ações que direcionam, orientam e capacitam as mulheres. Temos que ressaltar que muitas são sozinhas e com o apoio da secretaria nos mostramos que elas são capazes de seguir a sua jornada da melhor maneira e sanar os anseios da família”, disse a secretária Municipal de Assistência Social, Rosaléa Rodrigues.

 

Secretaria Municipal de Saúde

 

- Caminhada do Outubro Rosa

- Reuniões para a cirurgia de Laqueadura

- Consultas com Ginecologista

- Reuniões informativas sobre o câncer de mama

- Coleta de material para citologia e mamografia

 

“A secretaria municipal de Saúde está sempre empenhada em oferecer comodidade e bem estar para as mulheres do nosso município. Ao longo dos três anos, a secretaria vem trabalhando incansavelmente pela evolução das mulheres. Sempre estamos oferecendo ações que atendam o público feminino como consultas de ginecologia,  prevenção do câncer de mama e orientações”, diz  a secretária Municipal de Saúde, Luciane Paiva.

 

Guarda Civil Municipal 

 

- Projeto Mulher Mais Segura

- Palestra PSF 13

- Visita e acompanhamento as mulheres do projeto Mulher Mais Segura

- Caminhada em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha

- Atendimento á mulher vítima da violência doméstica

- Reunião com a representante com DEAM – Fabíola

- Debate na Câmara dos Vereadores

- Participação no curso “Mulher Mais Segura”

 

Segundo a coordenadora do projeto “Mulher Mais Segura”, inspetora Neres, a Guarda Civil Municipal tem uma importância fundamental na proteção das mulheres. “O nosso projeto existe há aproximadamente oito meses e nesse período o município não teve nenhum caso de feminicidio ou agressão mais violenta. Ressalto que a equipe da guarda está sempre presente, cuidando, auxiliando e protegendo cada caso que envolva as mulheres”, diz Neres.

 

Ações Conjuntas entre a Guarda Civil Municipal/ Polícia Militar e Polícia Civil fazem a diferença na vida das mulheres

 

Além das ações realizadas pelas secretarias municipais, os órgãos encarregados da segurança pública têm empenhado para garantir a proteção das mulheres de Cidade Ocidental.

 

Antes do Programa de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em Cidade Ocidental essas medidas ficavam apenas no papel, ou seja, havia uma ordem judicial, mas o cumprimento desta ordem dependia da consciência do agressor, que responderia judicialmente no futuro se descumprisse a medida.

 

A partir da implantação do Sistema de Monitoramento das medidas protetivas pela Polícia Militar em conjunto com a Guarda Municipal, as mulheres passaram a receber dezenas de visitas ao longo do mês, além de ocorrer um monitoramento constante das ruas, acessos e região onde a vítima habita.

 

As visitas são distribuídas estrategicamente para que a Polícia Militar e a Guarda Municipal trabalhem em horários alternados, o que aumenta consideravelmente a cobertura dos serviços de segurança à disposição da vítima.

 

É importante ressaltar que nos casos onde o agressor “se atreve a insistir no descumprimento da medida” o monitoramente ocasional é substituído por um “acompanhamento especial” onde as equipes da Polícia Militar visitam a mulher diariamente e várias vezes por dia, o que traz muita tranqüilidade para a vítima e sua família.

 

Todas as visitas são registradas e nos casos de descumprimento ou alteração na situação da vítima e agressor, os fatos são imediatamente comunicados ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Essa estratégia melhorou a eficiência do sistema de justiça vez que, sem burocracias desnecessárias, o Ministério Público é informado do descumprimento das medidas em “tempo real” o que já levou, inclusive, à decretação de prisão de agressores presos poucas horas depois da decretação da prisão pela Polícia Militar.

 

A Guarda Civil Municipal ainda tem o importante papel de encaminhar as mulheres em situação de vulnerabilidade social para o atendimento especializado junto ao CEAM, a Casa Abrigo e o Sistema de Saúde Pública.

 

O programa que já chegou a atender 65 mulheres sob regime de proteção, atualmente conta aproximadamente 40 mulheres sob medida, principalmente pela baixa incidência de pedidos de prorrogação da medida protetiva por parte das vítimas.

 

O resultado deste trabalho na vida das pessoas de Cidade Ocidental é que não foi registrado sequer um caso de agressão física contra as mulheres “em regime de proteção” desde o início do projeto em Julho de 2019.

 

A cada 15 minutos uma mulher é morta no Brasil. Mulher, não se cale!

 

Procure ajuda, apoio.

 

 Em Cidade Ocidental você encontra ajuda pelos seguintes telefones:

 

Centro Especializado de Atendimento à Mulher

 

Telefone: 3623- 1483

 

Mulher Mais Segura

 

Telefone: 9 9872- 0130