Postado em 16/03/2020 - SAÚDE
Cidade Ocidental decreta Estado de Emergência

Foi criado um gabinete de crise e editado decreto que determina as ações no período

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

O Governo de Cidade Ocidental editou hoje um decreto que estipula Estado de Emergência em Saúde pública, considerando o atual momento de combate ao Coronavirus. No decreto, assinado pelo prefeito Fábio Correa, o governo estipula para amanhã (17) a suspensão das aulas nas escolas municipais por 15 dias.

Os dias letivos, segundo a Secretaria de Educação, serão recuperados durante o período das férias do primeiro semestre. O documento assinala ainda a suspensão de reuniões, audiências públicas, inaugurações e outros eventos em locais fechados.

Além desta medida, o decreto autoriza servidores com mais de 60 anos a trabalhar em casa, no regime home officce e prevê ainda que servidores com sintomas da doença fiquem afastados das funções e procurem atendimento médico.

GABINETE DE CRISE

Com a edição do decreto, foi montado um gabinete de crise para gerir as medidas de governo. Os integrantes são representantes das secretarias de Saúde, Educação, Segurança Pública e Assistência Social. Outros órgãos como a Defesa Civil e o Conselho Municipal de Educação completam o time.

A Guarda Civil Municipal vai dar apoio extraordinário nas Unidades de Saúde e no Hospital Municipal de Cidade Ocidental, além de escalar viaturas que ficarão fixas nas unidades do Jardim ABC, sq 19 e Parque Araguari.

De acordo com o prefeito Fábio Correa, essas medidas são necessárias devido à gravidade da situação. “Vamos proteger a população e, mais uma vez, ser exemplo para as outras cidades”, afirmou o prefeito.

ATENDIMENTO POR TELEFONE

A Secretaria de Saúde recomendou, durante a reunião, que pessoas com sintomas como tosse seca, dor de garganta, dificuldade de respirar e coriza procurem atendimento primeiramente através dos telefones ou whatsapp, nos números:  (61) 9 9609 1218 e 9 9634 8192 e aguardem encaminhamento para o Hospital, Unidades de Saúde ou outro local.

“Muitas vezes a pessoa precisa de um atendimento rápido e pode procurar os postos de saúde, inclusive as unidades Saúde na Hora, que funcionam até as 22 horas”, explicou o prefeito.

As unidades de Saúde na Hora estão localizadas no Parque Araguari, Jardim ABC e SQ 19. Além destas, todos os postos que funcionam em regime normal, até as 18 horas, também estão preparados para receber pacientes com sintomas da Covid-19.

OUVIDORIAS ESPECIAIS

O Governo de Cidade Ocidental destacou ainda dois números para tirar dúvidas e oferecer orientações aos moradores durante o Estado de Emergência. Os números (61) 9 9609 1218 e 9 9634 8192 podem ser acessados pelo Whatsapp. O canal de comunicação pode ser utilizado inclusive por portadores dos sintomas da doença para receber orientações e atendimento específico.

Apesar das medidas austeras, o prefeito Fábio Correa afirmou que não há motivos para pânico ou alarde. “Estamos querendo prevenir nossa população e, com calma e serenidade, vamos passar por esta crise”, afirmou.

Ouvidoria Especial – (61) 9 9609 1218 / 9 9634 8192

Veja aqui o Decreto de Estado de Emergência - https://bit.ly/3b4lB3p