Postado em 24/03/2020 - CORONAVÍRUS
Momento Cívico dá lugar a Transmissão ao Vivo do Gabinete de Crise

Autoridades fizeram transmissão ao vivo para informar sobre boletim do Coronavírus, falar sobre as medidas de Governo e responder perguntas da população

FELIPE CHIAVEGATTO

AssCom

Pela primeira vez em três anos, o Governo Municipal não realizou o tradicional Momento Cívico, até então, organizado todas as segundas-feiras. O motivo foi a prevenção do Coronavírus que, entre outras medidas, proíbe a aglomeração de pessoas em espaços públicos e particulares.

Para manter a tradição e informar a população sobre as ações de Governo, foi organizada uma transmissão ao vivo pelas redes sociais com a participação da secretária de Saúde, Luciane Bernardes, do procurador do Município, dr. Marco Aurélio, do comandante da Polícia Militar, Coronel Chrisóstomo e do prefeito municipal, Fábio Correa.

NOVAS INFORMAÇÕES E FAKE NEWS

Logo no início da transmissão, o prefeito fez questão de citar os últimos comentários sobre o avanço do Coronavírus no Brasil. “A situação é séria, mas precisamos manter a calma. O Governo está tomando todas as providências para proteger a população”, disse Fábio Correa.

O foco da primeira parte, porém, ficou em torno do suposto caso de covid ocorrido em Cidade Ocidental e que teria vitimado uma criança de oito anos. A secretária Luciane Bernardes afirmou que, de acordo com o prontuário do garoto, a causa do falecimento teria sido uma parada cardiorrespiratória devido à asma.

“NÃO HÁ O QUE ESCONDER”

“Esta criança já estava internada em um hospital no Guará, no Distrito Federal, desde o dia 15 deste mês e lutava contra a asma há um bom tempo. Além dele não ter sido atendido no Hospital de Cidade Ocidental, foi afastada a covid como causa do óbito”, afirmou.

O prefeito complementou. “Cheguei a ficar preocupado quando ouvi os áudios, mas a Secretaria de Saúde e o Hospital esclareceram rapidamente a situação”, disse Correa. “Não temos intenção alguma de esconder informações, pelo contrário, queremos passar as informações da maneira correta para não alarmar a população desnecessariamente”, completa.

DECRETOS PRECISAM SER OBEDECIDOS

Para esclarecer pontos de dúvida nas medidas restritivas, o Coronel Chrisóstomo, Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Cidade Ocidental explicou que deve haver obediência tanto ao decreto emitido pelo Governo Estadual quanto pelo Governo Municipal. “A principal intenção é que não haja circulação de pessoas em locais públicos, por isso fechamos o acesso ao Lago Jacob, por exemplo”.

De acordo com o militar, deve haver ainda o bom senso. “Precisamos contar com a colaboração dos empresários e dos clientes. Se você pode fazer o sistema de entrega, dê preferência a isso”, comentou o coronel. “Caso alguém desobedeça aos decretos, podem ser denunciados para a Polícia Militar”.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTECIPADA

Para proteger a população, a Secretaria de Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra influenza, que normalmente, acontecia em abril. Começando hoje (23) esta ação vai priorizar os idosos com mais de 60 anos e as equipes de saúde vão vacinar os usuários em casa ou pelo sistema de vacinação volante, onde os idosos podem ser imunizados dentro dos carros.

“Apesar de a vacina não prevenir o Coronavírus, esta imunização é necessária. Não precisa de desespero, pois as vacinas estão separadas para este público e as equipes vão chegar nas casas dos idosos, podem ficar tranquilos”, disse a secretária, Luciane Bernardes. Esta dose da vacina protege contra a Influenza A e B, H1N1 e H3N2.

A campanha será dividida em três fases, sendo esta primeira voltada aos idosos e as duas próximas para atingir os demais públicos. O calendário será divulgado pela Secretaria de Saúde e as ações serão tomadas visando a segurança de todos.

A partir desta transmissão, todas as segundas serão feitas as transmissões ao vivo para informar os cidadãos, enquanto durar a situação de emergência em todo o Brasil.