Postado em 17/04/2020 - CORONAVÍRUS
O perigo que vem de fora

 

Todos os casos confirmados de Covid-19 entraram em Cidade Ocidental através de Brasília

 

Enquanto o município de Cidade Ocidental está tomando medidas preventivas para coibir o avanço do Coronavírus entre os moradores, um perigo de contaminação está vindo de fora do município.


Dos três casos confirmados nos limites da cidade, todos foram contraídos no Distrito Federal, através do contato de pessoas contaminadas com moradores.


Até hoje, não foram notificados casos de covid-19 que foram contraídos em disseminação local, ou seja, que tenham passado de um morador da cidade para outro.


Sabe-se, agora, que os casos confirmados em Cidade Ocidental foram originados em Brasília, de pessoas que foram até a cidade para trabalho ou lazer.

 

HISTÓRIAS PARECIDAS


O primeiro deles foi reportado por um funcionário de hospital particular no Lago Sul. O segundo, de uma senhora de 59 anos, também foi adquirido do ambiente de trabalho e o último e mais grave do qual se tem notícia, de um homem de 39 anos, que teria mantido contato com duas sobrinhas residentes em Brasília e com testes positivos para Covid-19. Há ainda uma criança de 2 anos que também foi infectada, mas passa bem.


Com estas informações, fica cada vez mais evidente a necessidade de se manter o afastamento social para evitar o contágio. Ficar em casa tem se mostrado a maneira mais efetiva de se combater o vírus.

 

MEDIDAS ACERTADAS NO MUNICÍPIO


As ações do Governo de Cidade Ocidental têm caminhado nessa direção com a criação do Gabinete de Crise, a restrição do funcionamento do comércio, as orientações aos cidadãos, a vacinação de idosos em casa e, por último, a restrição da circulação de pessoas na Orla do Lago.


Com o perigo de contaminação estando fora dos limites do município a preocupação deve ser redobrada com as pessoas que necessitam ir ao Distrito Federal. “Sei que grande parte dos moradores trabalham em no Distrito Federal, mas reforçamos que os moradores somente saiam dos limites do município em casos de extrema necessidade”, pede o prefeito Fábio Correa.


A empresa concessionária de transporte público no município, a UTB, informou que higieniza os veículos depois de cada viagem para o DF. Apesar do número de passageiros ter diminuído, de 21 mil para 7 mil passageiros diários, a empresa mantém os funcionários e passageiros protegidos.


Para os que não tem escolha, em caso de viagens à Capital do Brasil, recomenda-se cuidado redobrado com a higiene e, no caso do uso de transporte coletivo, fazer o uso de máscaras e luvas descartáveis.


Ainda assim deve haver a preocupação de usar o álcool em gel ao entrar e sair dos ônibus e, especialmente, evitar o transporte pirata.


O cuidado não é exagerado se for observado o ranking de estados com maior incidência de pessoas contaminadas pelo Coronavírus. Na região Centro-Oeste, o DF ocupa a primeira posição em número de infectados e mortos pelo Covid-19. Em segundo lugar está Goiás, seguido por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.