Postado em 22/05/2020 - INFRAESTRUTURA
Melhores condições para produtores rurais

Governo dá início às obras das barragens do Cunha e entrega acessórios agrícolas, além de um campo de futebol para o assentamento

 

FELIPE CHIAVEGATTO

 

Prefeito e secretários estiveram hoje no Assentamento Cunha para fazer a entrega simbólica de um trator e um arado mecanizado para os produtores locais. A solenidade marcou ainda a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de reforço das duas barragens que abastecem o assentamento e a construção de um campo de futebol.

 

O assentamento já existe há 20 anos, tendo sido criado como parte da política de reforma agrária do governo federal. O local é referência em agricultura familiar e é composto por alguns dos maiores produtores da região. A produção é comercializada em feiras, negociada com supermercados e abastece até mesmo a merenda escolar de Cidade Ocidental.

 

Mesmo com técnicas avançadas de produção, o assentamento ainda carece de máquinas e equipamentos para facilitar o trabalho das famílias. Sensível a isso, o Governo Municipal esteve na sede do assentamento para entregar os benefícios para a comunidade e conversar com os produtores locais.

 

Para Fábio Correa, prefeito municipal, levar essa estrutura para o assentamento é reconhecer a importância do pequeno produtor para o município e para a região. “Conheço de perto a vida e as dificuldades do homem do campo, por isso me sinto na obrigação de valorizar estas pessoas que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa região”, explicou.

 

Na solenidade foi entregue um campo de futebol Society para a comunidade, instalado na sede do assentamento. Um trator, fruto de uma emenda parlamentar do deputado Rubens Otoni (PT) e um arado adquirido com recursos próprios do Governo Municipal.

 

Na presença dos assentados, Fábio Correa assinou ainda a Ordem de Serviço para o início das obras de recuperação das represas que abastecem a região. A bacia possui 260 hectares e o objetivo da nova obra é evitar o alagamento dos acessos ao assentamento, como tem acontecido ultimamente em épocas de chuvas. No total serão investidos R$ 398 mil através de recursos cedidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Prefeitura de Cidade Ocidental.

 

O superintendente regional do INCRA, Igor Soares, afirmou que a lisura da Prefeitura de Cidade Ocidental foi determinante para o sucesso do convênio. “Isso só foi possível porque a Prefeitura cumpriu o seu papel, apresentando a documentação correta e sem pendências”, comentou.

 

Assista o vídeo sobre a reunião com o INCRA: