Postado em 28/05/2020 - INFRAESTRUTURA
Governos estadual e municipal entregam obra de iluminação no valor de quase R$ 2 milhões

 Após 40 anos de espera, moradores recebem iluminação da GO 521

 

FELIPE CHIAVEGATTO

 

A tarde da quarta-feira, dia 27, foi de festa para a Cidade Ocidental. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado esteve presente para inaugurar uma das mais importantes obras da história de Cidade Ocidental: a iluminação pública da rodovia GO 521.

 

Depois de idas e vindas, a benfeitoria chegou à cidade através das mãos do prefeito Fábio Correa, do Governo Estadual e da Agência de Infraestrutura de Goiás, a GoInfra. No ato de inauguração, o governador Ronaldo Caiado comemorou a conquista. “É indiscutivelmente uma obra linda. Algo realmente digno para a cidade”, classificou.

 

São 7,2 mil metros de iluminação nas duas vias da GO, o que significa mais segurança, funcionalidade e beleza para a entrada da Cidade Ocidental. A modernização da via é um desejo antigo dos moradores e foi parte do plano de governo do prefeito Fábio. Para ele a chegada de mais essa benfeitoria confirma o desenvolvimento do município. “Somos uma nova cidade realizando os sonhos antigos”, comentou.

 

Em seu discurso, o prefeito agradeceu o governador Caiado pela parceria. “Essa conquista foi possível graças ao empenho de muita gente, entre ela, o governador Ronaldo Caiado”, disse. Para o prefeito, a obra é a realização de um sonho da comunidade. “Muitos sonharam, alguns tentaram, mas nós conquistamos”, afirmou Fábio.

 

IDAS E VINDAS

Idas e vindas marcaram a obra, iniciada pelo Governo do Estado, ainda em 2016. Na época, a ex-prefeita Giselle Araújo recebeu os primeiros postes para a instalação da iluminação do local, das mãos do então governador, Marconi Perillo.

 

Com as eleições municipais, a obra foi inviabilizada, já que o aditivo demorou para ser aprovado e o Governo Giselle Araújo chegou ao fim sem finalizar nem ao menos a metade da iluminação da entrada da cidade.

 

Ao assumir o novo governo, o prefeito Fábio Correa foi ao encontro do governo do estado. No Palácio Pedro Ludovico, sede do governo estadual, o prefeito explicou as idas e vindas da obra e conseguiu a retomada, primeiramente com a troca dos postes de concreto pelos de alumínio.

 

Novos postes instalados com a devida proteção da rede de fibra óptica, prazo da obra estendido para a sua conclusão. Parecia que tudo se encaminharia para ser resolvido ainda no ano seguinte, em 2018. Mas, a troca do governo estadual colocou novas reticências ao sonhado projeto.

 

No período que antecedeu a entrada de Caiado no governo estadual, a Companhia de Energia Elétrica de Goiás (CELG) foi privatizada. O grupo Enel, que assumiu as operações, cobrava uma dívida astronômica do estado. Segundo a empresa, enquanto a dívida não fosse paga não seriam liberados novos investimentos em energia elétrica, entre eles, a liberação de carga para a ligação da iluminação da entrada da cidade.

 

Passaram-se pelo menos quatro meses até que a Enel liberasse a carga para a continuidade da obra. Tudo já estava pronto: postes plantados e lâmpadas aguardavam serem acesas. Para finalizar a benfeitoria, seriam necessários ainda a instalação de transformadores para garantir a integridade do sistema.

 

Após muito custo e conversas entre a Prefeitura e a concessionária, os transformadores foram instalados e os primeiros testes na iluminação garantiram o sucesso do empreendimento. Hoje, 40 anos depois dos primeiros pedidos da comunidade, a obra foi entregue ao povo.

 

Para o prefeito Fábio Correa a vitória maior foi ter conseguido finalizar a obra e cumprir um compromisso de campanha. “Tanto o ex-governador, Marconi Perillo, quanto o atual, Ronaldo Caiado, tiveram a sua participação. Eu me sinto feliz com a iluminação, principalmente quando olho para trás e vejo a nossa luta ´para realizar mais este sonho do nosso povo”, destaca o prefeito.