Postado em 16/06/2020 - OBRAS - CONCLUÍDAS
COVID-19: Governo Municipal entrega Centro de Atendimento para Enfrentamento ao Coronavírus

Nesta terça-feira (16) Cidade Ocidental passou a contar com mais um importante reforço nas ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19. O Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o Centro de Atendimento para Enfretamento ao Coronavírus.

A unidade é específica para o atendimento de pessoas que necessitam realizar a testagem rápida e irá contar com uma equipe capacitada para realizar o atendimento necessário se caso o mesmo vier a ter confirmado o seu diagnóstico para a doença.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Luciane Bernardes, o Centro de Atendimento irá levar maior resolutividade ao paciente para que ele não fique de um lugar para o outro procurando o atendimento necessário. “Todos os atendimentos serão agendados, com total segurança tanto para os pacientes, como para os profissionais e moradores do centro. Estamos seguindo todas as normas do Ministério da Saúde para garantir a segurança de todos”, disse a secretária.

Para o prefeito Fábio Correa o objetivo da unidade é garantir um atendimento mais eficaz aos pacientes que estão com os sintomas. “O local possui profissionais capacitados e especializados para atender os pacientes. Esse centro foi inaugurado para cuidar de você, da sua saúde. Se os nossos pacientes forem bem cuidados temos certeza que iremos vencer esse vírus rapidamente. Vamos nos cuidar. Evitem aglomerações, usem máscaras! Estamos aqui para trabalhar e te proteger”, afirma Fábio.

Esclareça todas as dúvidas

Quem pode realizar o teste?

O teste deve ser feito em pessoas sintomáticas que apresentarem os sintomas gripais a partir do sétimo dia do início dos sintomas.

É importante ressaltar que se o exame for feito antes dos 07 dias há chances de dar negativo, mesmo o paciente estando contaminado.

Como funciona o exame?

O exame detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus. Eles costumam ser detectáveis com mais segurança a partir do sétimo dia da exposição.

Como é realizado o atendimento?

Se o paciente não tiver o pedido médico: Após o atendimento na Unidade Básica de Saúde ou no Hospital Municipal a equipe da unidade onde ele foi atendido enviará uma foto do pedido do exame para a Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde para ser realizado o agendamento e o mesmo terá o retorno através de via telefônica.

Se o paciente já tiver o pedido em mãos: O mesmo deverá enviar a foto do pedido do teste pelo número 9 9609-1218 e solicitar o agendamento. Logo após, a equipe da Central de Atendimento da Secretaria de saúde irá ligar informando o dia e horário para a realização do exame.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde o teste deverá ser feito sempre a partir do sétimo  dia do início dos sintomas.

O que devo levar no dia da coleta?

É necessário levar documento de identidade, pedido médico e o comprovante de residência.

Em quanto tempo o teste fica pronto?

Os testes conseguem oferecer um diagnóstico a partir de duas gotas de sangue em até 20 minutos.

E se der positivo?

Caso o resultado seja positivo, o paciente será direcionado para o atendimento médico no local da testagem para ser retirado o atestado de isolamento e ser feito as primeiras orientações necessárias.

Logo após a equipe da Unidade Básica de Saúde da sua área de abrangência será comunicada para realizar o acompanhamento até a sua completa recuperação.

Quais são os locais da testagem?

• Centro de Atendimento ao COVID-19 está localizado na SQ 13, Quadra 03 – Casa 03
  • UBSF Jardim ABC na área externa da unidade
  • Domiciliar: Pacientes idosos que não conseguem se deslocar até o local, acamados e deficientes físicos

Horários de Atendimento

O Centro de Atendimento para o Enfrentamento do COVID-19 funcionará de segunda a sexta-feira de 08h às 12h e de 13h30 às 17h. A unidade está localizada na SQ 13, Quadra 03 – Casa 03.

Destaca-se que o resultado do paciente será entregue em mãos ao final do exame.