Postado em 23/07/2020 - AÇÕES
Um trabalho de todo o Governo retomou as obras paralisadas

Município é um dos poucos do Brasil a concluir 100% das obras públicas

Por FELIPE CHIAVEGATTO

Elefantes brancos, prédios depredados e obras abandonadas. Esta foi a realidade de Cidade Ocidental durante muito tempo. Até o início de 2017 a quantidade de obras inacabadas trouxe descrença do povo sobre a Administração Pública.

Hoje esta realidade mudou. O Governo de Cidade Ocidental, desde 2017, iniciou um mutirão que envolveu todas as secretarias para retomar as obras paralisadas no município. Os fatores que permitiram esta corrida contra o tempo envolveram, em primeiro lugar, um trabalho burocrático de recuperação da imagem do município junto a órgão de regulação estaduais e nacionais.

A área de convênios do Governo trabalhou para retomar as certidões de regularidade para conseguir dar prosseguimento aos projetos. Como um cidadão que não tem acesso a créditos quando tem o nome sujo, Cidade Ocidental padecia da falta de credibilidade de instituições como a Caixa Econômica Federal, ministérios e o próprio Tribunal de Contas dos Municípios.

CREDIBILIDADE RETOMADA E MÁQUINAS NAS RUAS

Após um intenso trabalho burocrático, Cidade Ocidental partiu para a conclusão das obras paralisadas. O primeiro local a ser finalizado foi o Centro de Convivência do Idoso que, após algumas modificações no projeto original e a retomada dos trabalhos, se tornou um local de encontro e atividades específicas para o público da Melhor Idade.

POSTO DE SAÚDE CENTRALIZADO

A partir daí as coisas começaram a acontecer. Na área da saúde foram entregues as Unidades da SQ 11/12, no prédio que estava abandonado ao lado da Câmara Municipal de Cidade Ocidental. Hoje, a unidade é uma das maiores do município e conta com atendimento de equipes completas de saúde da família.

ILUMINAÇÃO DA ENTRADA DA CIDADE

Paralisada há mais de 3 anos, uma das principais realizações da Administração Pública foi concluída ainda este ano. A iluminação da entrada da cidade foi uma conquista que envolveu os governos municipal e estadual em torno da um anseio da população que já durava 40 anos. Hoje a GO 521 foi adornada com mais de 7 quilômetros de iluminação pública moderna, oferecendo mais segurança e beleza à entrada da cidade.

ATENDIMENTO NA SAÚDE ATÉ AS 22 HORAS

O bairro Jardim ABC também teve as obras retomadas. No local foi construído um moderno prédio para abrigar os pacientes que necessitam de atendimento, com a presença diária de médicos e enfermeiros, além de atividades de acompanhamento dos portadores de doenças crônicas, como acontece em todas as unidades dos bairros.

RETOMADA DAS CRECHES

Na educação duas das principais vitórias da Administração. Uma delas foi a retomada da construção do Centro Municipal de Educação Infantil do Jardim ABC, que hoje ampliou o oferecimento de vagas para alunos da rede municipal e atende tanto o bairro quanto as localidades vizinhas.

O Parque Nápolis também ganhou a sua creche. O prédio abandonado que servia de abrigo para moradores de rua deu lugar a um moderno centro de ensino que já começou a receber as matrículas de novos alunos. As aulas devem ser iniciadas tão logo o novo calendário escolar seja estipulado em todo o Brasil.

Assim, com responsabilidade, trabalho e a construção da credibilidade de Cidade Ocidental perante todo o Brasil, o Governo Municipal conseguiu chegar a ser um dos poucos municípios do país sem nenhuma obra deixada para trás.