No início da tarde desta segunda-feira, 26, foi realizada a primeira reunião deste ano do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de representantes de diversas forças de segurança do Município e do Estado, além de secretários e vereadores. Os trabalhos do GGIM se dividem em quatro vertentes: Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher; Câmara Técnica de Inteligência e Análise Criminal; Câmara Técnica Operacional e Câmara Técnica Intergovernamental de Ações Preventivas.
Como é de praxe, a reunião foi aberta pelo chefe do Poder Executivo. “O GGI-M é de suma importância para discutir, elaborar e planejar estratégias relacioandas à área de segurança pública”, discursou o prefeito Fábio Correa. Após abrir a reunião, o prefeito passou a condução dos trabalhos para o secretário municipal de segurança pública, Dr. Marco Aurélio.
Dentro das diversas frentes de atuação do GGIM, foi apresentado o projeto Mulher + Segura, liderado pela Guarda Civil Municipal. De acordo com a GCM Silva, o projeto visa acompanhar o cumprimento das medidas protetivas às vítimas de violência contra a mulher. Algumas das ações desse projeto incluem visitas às vítimas de violência contra a mulher, encaminhamento às redes de acompanhamento, eventos e palestras. Por ser executado por meio de parcerias, o projeto não gera nenhum ônus ao município.
Rogério Félix, colaborador da Secretaria Municipal de Segurança Pública, detalhou a formação das Câmaras Técnicas. São quatro. A Câmara Técnica Operacional será coordenada pela Divisão de Fiscalização de Posturas. Já as polícias militar e civil irão coordenar de forma conjunta a Câmara Técnica de Inteligência e Análise Criminal. Por sua vez, a Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra a Mulher terá a coordenação de um representante da Secretaria da Mulher. Por fim, a Secretaria de Assistência Social irá coordenar a Câmara Técnica Intergovernamental de Ações Preventivas.
Ao final da reunião desta segunda-feira, o Secretário de Segurança Marco Aurélio anunciou que a próxima reunião será realizada no dia 31 de maio, quando serão escolhidos e empossados os novos representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública. O Conselho é formado por 13 representantes titulares e outros 13 suplentes. O órgão foi criado em 2018, por meio da Lei nº 1.140, sancionada pelo prefeito Fábio Correa.
- Todas categorias
- AÇÕES
- Administração
- Agricultura
- Agricultura e Pecuária
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Carta de serviços
- COMUNICADO
- CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA
- Conselhos
- CONSELHOS MUNICIPAIS
- CORONAVÍRUS
- CULTURA
- EDUCAÇÃO
- Esporte
- EVENTOS
- FUTURO
- Industria e Comércio
- INFRAESTRUTURA
- MEIO AMBIENTE
- NOTÍCIAS
- OBRAS - CONCLUÍDAS
- OBRAS - EM ANDAMENTO
- OBRAS - PREVISTAS
- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
- SAÚDE
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer
- Segurança Pública
- TRANSPARÊNCIA
- TURISMO