Postado em 19/05/2021 - NOTÍCIAS
PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DO BEM OFERECE ATÉ 5 MIL BOLSAS DE ESTUDOS

Primeiro projeto de lei sancionado neste ano pelo governador Ronaldo Caiado (DEM-GO), o Programa Universitário do Bem (ProBem) é uma iniciativa socioassistencial e educacional, desenvolvida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Com inscrições abertas a partir da próxima terça-feira (25), o ProBem disponibiliza até 5 mil bolsas de estudos para alunos que desejam conquistar a primeira graduação.

O programa tem por objetivo fornecer auxílio no custeio das mensalidades do ensino superior, além de fazer mediação e integração de estudantes em situação de vulnerabilidade com órgãos e entidades públicas, organizações não governamentais e empresas privadas por meio de um Banco de Oportunidades.

Pelo programa serão concedidas bolsas integrais e parciais que corresponderão a 100% e 50% do valor da mensalidade, que serão repassadas diretamente à Instituição de Ensino Superior (IES) pela administração do ProBem. Para a maioria dos cursos, as bolsas parciais serão de até R$ 650 e as integrais chegarão a até R$ 1,5 mil.

O aluno inscrito no ProBem será submetido a um processo de seleção onde será formado um indicador sintético multidimensional de pobreza com base nas suas informações atualizadas no Cadastro Único, analisando dados como a composição familiar, características demográficas dos indivíduos, qualidade da moradia, mercado de trabalho e rendimentos, e dificuldade de acesso à educação, inclusive com a análise da existência de familiares (como pais) analfabetos ou semianalfabetos. Em cada processo seletivo de concessão de bolsa serão reservados 5% do total de bolsas, integrais e parciais, para candidatos com deficiência. Para se manter inscrito, o bolsista do ProBem deve obter aproveitamento acadêmico mínimo de 75% nas disciplinas cursadas no semestre.

Por intermédio da Gerência da Juventude, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental participa do programa como intermediadora. Se você mora em Cidade Ocidental, está em conformidade com as exigências elencadas no edital do programa e deseja conquistar a sua primeira graduação, fique atento ao prazo de inscrição que terá início na próxima terça-feira e será encerrado no dia 09 de julho.

SERVIÇO

Até 25/05/2021 - Período de Inscrição no CadÚnico do Governo federal, caso o interessado ainda não seja inscrito.

De 25/06 a 09/07/2021 - Período de Inscrição no ProBem.

15/07/2021 – Divulgação da classificação e desclassificação no processo seletivo.

De 16 a 18/07/2021 – Prazo para interposição de recurso.

26/07/2021 – Divulgação dos resultados dos cursos e do Processo Seletivo.

Total de bolsas de estudos disponíveis – 5.000 (cinco mil).

Link para inscrição no ProBem – www.ovg.org.br

Clique AQUI e leia o Edital do ProBem.