Postado em 02/06/2021 - NOTÍCIAS
Alunos do Mesquita participam do projeto “Robótica Escolar”

A Escola Municipal Aleixo Pereira Braga 1, localizada no Bairro Mesquita, foi selecionada para participar do projeto-piloto “Robótica Espacial”. Dentre todas as cidades do Entorno Sul, Cidade Ocidental é a única que participa dessa iniciativa.

Até o momento, 250 escolas de 26 estados do país, além do Distrito Federal, já se inscreveram para participar do projeto que tem personagens divertidos, como robôs, e é inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA. Ao todo, 11,5 mil alunos estão sendo atendidos. Aqui em Cidade Ocidental, 25 estudantes integram o projeto.

Esse projeto é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília (UnB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB). Nessa terça-feira (1º/06), os alunos tiveram a primeira aula prática com instrutores e engenheiros do projeto. O Secretário Municipal de Educação, Anderson Luciano, esteve na escola para conhecer o projeto e as tecnologias disponibilizadas aos alunos do município.

Criado para preparar e despertar os jovens para as novas tecnologias, além do objetivo de reduzir as desigualdades por meio da Educação Digital, o programa, que ocorre de forma remota devido às limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, disponibiliza uma plataforma pedagógica com simuladores que ensinam conhecimentos teóricos e práticos de robótica. Durante o processo de aprendizagem, os estudantes poderão conhecer o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação.

“A ideia é difundir em todo o Brasil, da melhor maneira possível, e capacitar essas crianças na ponta. É missão do FNDE levar essa capacitação a todos os mais de 5 mil e 200 municípios brasileiros”, afirma Paulo Aragão Ramalho, diretor de tecnologia e inovação do FNDE.

Clique aqui e assista ao vídeo com mais detalhes.