Postado em 05/08/2021 - NOTÍCIAS
Campanha Agosto Lilás é lançada em Cidade Ocidental

Durante todo o mês de agosto serão debatidas medidas e ações de combate à violência contra a mulher

Não espere o pior acontecer. Um empurrão, um aperto no braço, o celular jogado na parede, ofensas, ameaças e a "obrigação" de manter relações sexuais. A violência no ambiente doméstico contra mulheres pode começar nos pequenos gestos até chegar ao feminicídio consumado. É necessário denunciar, pedir ajuda.

Na tarde dessa quarta-feira (4), em evento realizado no salão da Secretaria Municipal de Educação de Cidade Ocidental, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres lançou a Campanha de Prevenção à Violência Doméstica – Agosto Lilás – para ajudar as vítimas. No próximo sábado, dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completará 15 anos.

A solenidade de abertura da campanha em Cidade Ocidental contou com a presença da secretária municipal de políticas públicas para mulheres, Rosalea Rodrigues, além de vereadores e diversas personalidades e autoridades que integram a rede de proteção à mulher no município e região. Durante todo o mês de agosto serão realizadas conferências e palestras em diversos bairros do município sobre o tema. Veja a programação e saiba como participar. Se preferir, ligue: 61 3625-1483.

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

A CAMPANHA

O projeto Agosto Lilás veio junto com a promulgação e sanção pelo governo federal da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006, onde criou-se mecanismos de combate e prevenção a todos os tipos de violência doméstica. Por todo este mês são feitas ações de prevenção, orientação para as vítimas, reuniões com a rede de enfrentamento à violência doméstica que existe nos municípios.

SAIBA SE VOCÊ JÁ SOFREU OU SOFRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Violência física: ações que ofendam a integridade ou a saúde do corpo como: bater ou espancar, empurrar, atirar objetos na direção da mulher, sacudir, chutar, apertar, queimar, cortar ou ferir.

Violência moral: ações que desonram a mulher diante da sociedade com mentiras ou ofensas. É, também, acusá-la publicamente de ter praticado crime. São exemplos: xingar diante dos amigos, acusar de algo que não fez e falar coisas que não são verdades sobre ela para os outros.

Violência psicológica: ações que causam danos emocionais e diminuição da autoestima, ou que visem degradar ou controlar seus comportamentos, crenças e decisões; mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir, ou qualquer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

Violência sexual: ações que forcem a mulher a fazer, manter ou presenciar ato sexual sem que ela queira, por meio de força, ameaça ou constrangimento físico ou moral.

Violência patrimonial: ações que envolvam a retirada de dinheiro conquistado pela mulher com seu próprio trabalho, assim como destruir qualquer patrimônio, bem pessoal ou instrumento profissional.

Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Telefones: 61 3625-1483