Postado em 10/08/2021 - NOTÍCIAS
Realizada de forma inovadora, VIII Conferência Municipal de Assistência Social foi um sucesso

Foi realizada na última sexta-feira (6) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Cidade Ocidental. Com o tema "Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", cujo tema foi dividido em cinco eixos distintos, foram aprovadas várias propostas para os entes Municipal, Estadual e Federal.

Marcaram presença na solenidade de abertura a secretária de assistência social, Rosalea Rodrigues, os vereadores Pastor João Lázaro e Zé Divino, além de Whasington, Magalhães, que representou o prefeito Fábio Correa. Ambos foram recepcionados pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. João Antônio de Araújo.

REFERÊNCIA
Devido à necessidade de seguir as orientações sanitárias em função da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez a Conferência desta no foi realizada de forma virtual/hibrida. A palestrante Nilda Lúcia, que veio de Goiânia especialmente para falar aos conferencistas, fez questão de enaltecer a organização do evento e, inclusive, destacou que o modelo adotado em Cidade Ocidental serve de referência para outros municípios.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O RELATÓRIO APROVADO PELA PLENÁRIA DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL.

A IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS

As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários é fundamental.

As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Já nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais. Na Conferência Nacional, participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.

Por ocasião da Conferência, foram eleitos os novos delegados para composição do Conselho. Confira:

Delegados representantes governamentais:

• 1° titular - Júnior Pereira de Oliveira;
  • 2° titular - Roberta Silva Rodrigues.
  • 1° suplente - Lídia F.S. Almeida;
  • 2° suplente - Gisele Lopes dias da Silva

Delegados representantes da Sociedade Civil:

• 1° titular - Débora Rodrigues da Soutello (representante dos usuários da assistência social);
  • 2° titular - Paulo Cesar da Silva (representante da sociedade civil);
  • 1° suplente - Amanda Virgínia de Paula Andrade e Justina Gomes Barros.