Postado em 12/10/2021 - NOTÍCIAS
FOMENTO AO ESPORTE MUNICIPAL

O esporte amador em Cidade Ocidental está vivendo um novo momento. A nova política de incentivo da Prefeitura ao esporte no município chega num momento oportuno, onde a prática de muitos esportes estava estagnada devido à pandemia, com as quadras, campos de futebol e arenas públicas paradas.  Aos poucos, com o processo de vacinação em situação avançada e a consequente diminuição dos casos de infecção, as atividades esportivas vão voltando ao normal. A população pode verificar parte dessas mudanças na revitalização de quadras esportivas, reforma do Ginásio Lindolfo Lima e na preparação de diversos campos de várzea para as partidas das competições de futebol amador que estão em andamento. 

Nos últimos dias a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Juventude, vem promovendo uma série de atividades e competições, como campeonatos de artes marciais, Skate, Ciclismo, Atletismo, além de fomentar atletas que disputam competições individuais e coletivas aqui no município, em outros Estados e até fora do país, como é o caso do Atleta de Jiu-jitsu, o Jabá, que no último fim de semana representou Cidade Ocidental em uma luta na França. 

 

FUTEBOL AMADOR

A atual gestão sempre fomentou as competições organizadas pelas Ligas de Futebol do Município. Com o intuito de dar ainda mais visibilidade aos atletas e equipes, além melhorar a organização das competições, neste ano, além de manter o fomento, a Prefeitura passou a ser a organizadora oficial do Campeonato Municipal que teve a sua primeira rodada no último domingo.

Com isso, a Secretaria de Esporte é quem está gerenciando todas as questões relacionadas às disputas. A Liga Esportiva de Cidade Ocidental (LECO), que promoveu as últimas 11 edições, segue como parceira da Secretaria de Esporte. Além de organizar, a Prefeitura garante ao campeonato a preparação de todos os campos, além de fornecer material esportivo, custear taxas de arbitragem a partir da segunda fase, aquisição de troféus e medalhas e outras premiações por meio de parcerias. 

 

DISPUTA DO MUNICIPAL

Na primeira fase, as equipes estão divididas em quatro chaves. As equipes do Grupo A enfrentam adversários do Grupo D, enquanto os representantes do Grupo B duelam ante concorrentes do Grupo C, totalizando 50 partidas somente na fase classificatória, num total de cinco rodadas. Ao final da primeira fase, as quatro equipes de cada grupo com melhor índice técnico se classificam para as oitavas de final. A partir da segunda fase os jogos serão eliminatórios até a grande decisão que está marcada para acontecer dia 12 de dezembro. Ao todo, o Campeonato Municipal terá 66 partidas. São 20 equipes e 600 atletas em atividade somente pelo Campeonato Municipal. 

Atual campeão, o Arautos está no Grupo C, que ainda conta com Nova Cidade, Mossoró, Asas e Nova Geração. O Grupo A ficou formado com Palmeirinha, Khatedral, Independente Park, Friburgo e Carreteiros. Por sua vez, o Grupo B conta com Juventude Park, PSG, Piauí, Jardim ABC e Juventus. Por fim, o Grupo D é formado por Carpa, Dom Bosco, Revelação, Estrela Vermelha e Madrid.

OUTRAS COMPETIÇÕES COM APOIO DA PREFEITURA

Além do Campeonato Municipal, outras competições de futebol amador acontecem de forma simultânea em vários bairros do município. No Jardim ABC, um total de 12 equipes disputam o título do campeonato local (Resenha, Capão Comprido, Cobras, Juventus, Bela Vista, Cruzeirinho, Independente, São João Batista, Quina de As, Juventude, Geração de Minas e América Park). Na região central da cidade estão acontecendo a Copinha Municipal, com oito equipes (Athalantas, Trivela, Madrid, Colina, Batalha, Galáticos, União e Paraíba), e o Campeonato de Veteranos, com dez concorrentes (Mossoró, Unidos, Palmeirinhas, Nápolis, OEC, Athalantas, ABC, Dourados, Paraíba e São Mateus).

Se considerarmos que o elenco de cada das 50 equipes em atividade conta com aproximadamente 30 atletas inscritos, somente nos quatro campeonatos mencionados há cerca de 1.500 jogadores em atividade no município.