Postado em 29/11/2021 - NOTÍCIAS
GOVERNADOR ENTREGA 3.489 CARTÕES DO PROGRAMA MÃES DE GOIÁS EM CIDADE OCIDENTAL

O prefeito Fábio Correa e o vice Lula Viana recepcionaram o governador Ronaldo Caiado na manhã desta segunda-feira, 29, para a entrega de 3.489 cartões pelo Programa Mães de Goiás. A solenidade foi dividida em duas partes: no Ginásio Lindolfo Lima Neto foram entregues 1.730 cartões a mães com iniciais de A a J. A segunda parte do evento aconteceu na Feira Coberta, onde foram entregues outros 1.750 cartões às contempladas com iniciais de K a Z.

O benefício concede crédito mensal de R$ 250 a mulheres com filhos de até seis anos de idade e se enquadram nos critérios do Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. Lançado em agosto, o programa é viabilizado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), e tem o objetivo de distribuir renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa injetará, mensalmente, R$ 872.252 no município. O valor anual de renda a circular com o dinheiro do programa alcançará R$ 10.467.000.

“Se nós queremos melhorar, em Goiás, a renda das pessoas, a qualidade de vida, nós temos que começar a cuidar desde quando a criança nasce”, afirmou o governador ao mencionar que priorizou instituir o auxílio assim que alcançou estabilidade nas contas estaduais. “Foi um projeto que sempre quis fazer como médico que sou. Quando a criança nasce até os seis anos de idade, precisa ser muito bem alimentada para cumprir o desenvolvimento neurocognitivo”, detalhou.

Ao relatar que trabalha para cumprir uma missão de melhorar a vida do goiano, Caiado reafirmou premissas de correção e justiça. “Governar não é arrumar dinheiro e botar na mão longe de Goiás não. É botar dentro dos municípios. O dinheiro que é do Estado volta para a cidade, melhora a economia e traz riqueza”, defendeu.

Também foram destinados 679 Chromebooks e laboratórios móveis de informática a estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O Chromebook é similar ao notebook, mas com a possibilidade de ser usado como tablet e com aplicativos semelhantes aos de um celular. Ao todo, serão distribuídas 60 mil máquinas aos estudantes em todo o Estado. Quem não tiver conectividade em casa pode usar a escola como ponto de apoio para baixar vídeos e atividades para continuar os estudos de forma off-line em casa.

O município de Cidade Ocidental está vinculado à Coordenação Regional de Educação de Novo Gama, somente para esta regional foram destinados R$ 48,9 milhões em verbas para reformas, aquisição de equipamentos e ampliação do uso de tecnologia no processo pedagógico. “Estamos aparelhando todas as escolas. Vocês estão vendo o padrão que fazemos para os filhos de vocês se sentirem estimulados a ficar nas aulas”, afirmou Caiado ao falar sobre os investimentos na educação que já atingem R$ 3 bilhões nesta gestão.

Acompanharam a agenda do governador em Cidade Ocidental o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant'Anna Braga Filho; o vice-prefeito de Cidade Ocidental, Lula Viana; os vereadores Fernando Fornalha, José Divino, Clauber Morlé, Railson Rodrigues, Ivone Souto, Rony Gás e Pastor João Lázaro; os prefeitos Carlinhos do Mangão (Novo Gama) e Pábio Mossoró (Valparaíso de Goiás); o ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, José Valdécio; o coronel Elber Geovani Costa, representando a Polícia Militar do Estado de Goiás; o subcomandante do 5° Batalhão Bombeiro Militar (5° BBM), capitão José Fábio Anastácio Leite, além de demais lideranças classistas e pessoas convidadas. Os deputados Federais Adriano do Baldy (PP) e Lucas Virgílio (SD), e o deputado estadual Wilde Cambão (PSD), além do ex-deputado federal e atual presidente do PP-GO Alexandre do Baldy também estiveram presentes.

INAUGURAÇÃO

Além de contemplar mães e alunos do município, o governador Ronaldo Caiado aproveitou a viagem para inaugurar a reforma do Ciretran, que funciona como uma extensão do Detran-GO. O chefe do Executivo goiano também prestigiou a inauguração da nova sede do Conselho Tutelar de Cidade Ocidental. “Aqui não tem disputa que não seja melhorar a vida das pessoas. Estamos aqui num mandato com esse único objetivo: juntar forças para darmos resultado para todo o povo”, declarou.

As obras são resultado da parceria do Governo de Goiás com a administração municipal. No Ciretran, houve troca de piso interno, reforma no banheiro dos funcionários, pintura externa e interna, criação de nova fachada e construção de dois banheiros externos para os usuários com adaptação para pessoas com deficiência, além de nova guarita para a vigilância. No local, estão disponíveis serviços como renovação de habilitação, abertura de processo de primeira via, mudança e adição de categoria, além de serviços na área de veículos, como licenciar, transferir, realizar inclusão de veículo novo e vistoria para alteração de característica.

Já a construção do prédio do Conselho Tutelar recebeu apoio da Agência Goiana de Habitação e recursos totais de R$ 226 mil, com contrapartida estadual de R$ 130 mil. “Quando duas pessoas se juntam para trabalhar para o cidadão, levar os recursos como um serviço público ao cidadão, é isso que acontece, é a parceria que dá certo”, concluiu o prefeito Fábio Correa ao citar a entrega.

A passagem do governador foi finalizada com um almoço, ao lado do prefeito Fábio Correa, na Secretaria Municipal de Educação.