Projeto CEJUSC Lilás, voltado para atendimento especializado às mulheres, é lançado

Na tarde de quarta-feira (14), foi lançado no Fórum de Cidade Ocidental, o projeto CEJUSC Lilás, uma iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que visa proporcionar atendimento de forma eficaz, humanizada e intersetorial, às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O objetivo é realizar a escuta ativa para proporcionar a reparação de danos e o fortalecimento da autonomia feminina, conforme orientam os princípios da justiça com perspectiva de gênero.
O CEJUSC Lilás é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o município de Cidade Ocidental e a Unidesc. “Teremos muitos desafios, mas este é um trabalho de integração entre diversas instituições. Também iremos desenvolver o projeto Grupo Reflexivo Vozes”, destaca a Juíza Isabella Luiza Alonso Bittencourt, titular da 1ª Vara Judicial de Cidade Ocidental, que entregou o plano de trabalho do documento à secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Fran Medeiros.
“Parabenizo a todos os envolvidos na iniciativa. E que ideais nobres e boas como esta, que irá integrar diversas forças em prol das políticas em defesa das mulheres, sejam copiadas em outros municípios! ”, enfatizou o prefeito Lulinha Viana.
Sala Lilás
O ambiente físico e simbólico da Sala Lilás, espaço que será destinado às atividades do CEJUSC Lilás, desempenha um papel central para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e reservado às mulheres, com previsão para iniciar os atendimentos em março de 2026. O objetivo é promover a reconstrução da confiança das mulheres no sistema de justiça, disponibilizando equipes multidisciplinares, prestando um serviço mais sensível e eficaz.
Promover a autonomia econômica e social da mulher, oferecer acompanhamento psicológico, social e jurídico contínuo, aprimorar a atuação de mediadores e equipes técnicas por meio de capacitação permanente e criar indicadores de desempenho, monitorando resultados periodicamente, são algumas das metas a serem atingidas pelo projeto CEJUSC Lilás.
A delegada Dilamar Souza, parabenizou a iniciativa. “Esse projeto é uma luz para as mulheres vítimas de violência em Cidade Ocidental”, afirmou. O representante da Unidesc, Marcelo Nobre, instituição que conta com uma unidade do CEJUSC em suas instalações desde 2014, celebrou a assinatura do projeto. “É uma satisfação fazermos parte desse momento e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania”.
Também participaram do lançamento do CEJUSC Lilás: a delegada da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, de Cidade Ocidental, Cristiane Chaves, o assessor jurídico, Dr. Beto Roriz, o secretário municipal de Finanças, Zinho Andrade, coordenador do CEJUSC, Carlos Henrique, e a procuradora especial de Defesa dos Direitos, Aline Thomaz.
Graciele Oliveira SECOM/PMCO
Compartilhar
Relacionadas
27 nov 2025
Cidade Ocidental se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios
26 nov 2025
Momento Cívico: o balanço das últimas realizações do Governo Municipal
6 nov 2025
AGR promove ação sobre o transporte público
5 nov 2025
